// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //
Abde Almumine ibne Ali ibne Alui ibne Iala Alcumi Abu Maomé (n. 1094 – m. maio de 1163), melhor conhecido apenas como Abde Almumine ou Abd-el-Mumen, foi o segundo imame do movimento almóada em sucessão do Mádi ibne Tumarte, primeiro califa do Califado Almóada e fundador da dinastia mumínida, que no século XII ocupou o vácuo dos reinos da Ifríquia (norte da Argélia e Líbia e toda a Tunísia), Magrebe Ocidental (Marrocos) e Alandalus (Península Ibérica), com sua capital em Marraquexe. Nasceu em data incerta na vila de Tagra, então sob controle do Reino Hamádida.
Tornou-se discípulo de ibne Tumarte e sucedeu-o em 1133. Até 1147, dedicou-se à conquista do Império Almorávida. Além da tomada do Império Almorávida, alargou os territórios do recém-criado Califado Almóada, expandindo-o até a Ifríquia, perto do Império Aiúbida do Egito, e sobre o Alandalus, onde encabeçou várias expedições contra os reinos cristãos. Ao falecer em 1163, foi sucedido por seu filho Abu Iacube Iúçufe I (r. 1163–1184).
Abde Almumine nasceu em data incerta na vila de Tagra, então pertencente ao Reino Hamádida. Tinha origem humilde e pertencia a tribo berbere arabizada dos cúmias, da confederação dos zenetas, assentados ao norte da atual província de Orã, não muito longe de Nedroma, na Argélia. Quando ainda era jovem, ele e seu tio Ialu deixaram Tagra para visitar o Oriente, ou talvez a Ifríquia, de modo a completar seus estudos lá, mas sua peregrinação, por motivos do ṭalab al-ʿilm, não levou-o até mais longe que Bugia. Foi no subúrbio daquele cidade, chamado Malala, quando se preparava para voltar à região do atual Marrocos, que se encontrou com ibne Tumarte, mestre dos masmudas. Ibne Tumarte persuadiu-o a unir-se ao pequeno grupo de discípulos que acompanhavam-o, e ensinou-lhe sua doutrina “unitária” durante os poucos meses que ficou em Bugia; E. Levi-Provençal datou esse
Fonte e artigo completo: Wikipedia (CC-BY)
2023 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)