Ações Bovespa ordinárias ON e preferenciais PN

Entenda o que é uma ação na bolsa de valores, como a BM&FBovespa, o significado e a diferença entre uma ação ordinária ON e preferencial PN. Veja nossa FAQ.

» Página Inicial

O que é uma bolsa de valores?

A bolsa é o local onde são negociadas as ações de empresas públicas e privadas, logo, ela é o termômetro da economia de um país, pois ela reflete a situação das principais empresas e o seu desempenho. Pessoas e organizações vão até a bolsa para comprar ou vender ações de empresas de capital aberto, isto é, empresas que colocaram ações na bolsa para serem negociadas. No Brasil a BM&FBovespa é a bolsa brasileira.

O que é uma ação na bolsa de valores?

No mercado mobiliário ou de capitais, uma ação é uma fração ou parte de uma empresa. Quem compra uma ação está de certa forma se tornando sócio daquela empresa na proporção da quantidade comprada. As empresas lançam ações na bolsa para ser vendidas com a intenção de captar dinheiro e aumentar o valor da empresa. É uma forma barata e eficiente para as empresas de obter dinheiro para suas operações.

Quais os tipos de ações existem?

Bolsa de valores

Apesar de existir subdivisões, mas basicamente elas podem ser ordinárias (ON) ou preferenciais (PN). Veja abaixo a definição de cada uma e diferença entre elas.

O que são ações ordinárias?

As ações ordinárias nominativas (ON) são aquelas que concedem o direito de voto nas assembleias da empresa, o que dá ao investidor o direito de ser parte das decisões da organização.

O que são ações preferenciais?

Já as ações preferenciais nominativas (PN) são as que oferecem preferência no recebimento de resultados ou no reembolso do capital em caso de liquidação da companhia. Entretanto, as ações preferenciais não concedem o direito de voto, ou o restringem. Com essas ações o investidor não tem direito a participação nem voto em assembleias, mas possui a preferência na hora de receber os lucros ou dividendos das atividades comerciais da organização.

Para retirar seus rendimentos, geralmente as empresas entregam os dividendos cada mês ou cada trimestre. Para quem compra ações resultará mais simples achar as preferenciais nominativas, e a final de contas estas darão maior rendimento que as ON.

Qualquer pessoa pode comprar ações ON ou PN?

Sim. A princípio não há impedimento nenhum. Deve-se levar em conta apenas as questões relacionadas a cada empresa, já que o valor de cada uma é diferenciado, bem como a sua própria relação com o mercado.

Como proceder para comprar ou vender ações na bolsa?

A compra e venda de ações é feita através das corretoras de valores credenciadas pela bolsa para sua operação. É necessário, portanto ter uma conta ativa em uma corretora para que seja possível realizar a negociação. Hoje, elas oferecem opção para que você possa comprar e vender pela internet. Veja aqui a relação de corretoras credenciadas: https://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/servicos/participantes/busca-de-corretoras

O que é a Bovespa?

A BM&FBovespa é a chamada nova bolsa, já que ela surgiu da fusão da Bovespa – Bolsa de Valores de São Paulo com a BM&F – Bolsa de Mercadorias e Futuros. Ela também é conhecida com a bolsa de São Paulo ou a bolsa do Brasil.


 
Veja também: