Administração financeira e o administrador financeiro

Perguntas e respostas sobre administração financeira. Como me tornar um administrador financeiro? Qual o salário de um administrador financeiro?

» Página Inicial

A administração financeira é uma matéria ou uma disciplina que estuda e resolve assuntos ligados as áreas administrativas, econômicas e financeiras de uma empresa. Com ela pode se fazer análise, planejamento e controle financeiro. Também é fundamental para a tomada de decisões sobre investimentos, financiamentos e toda a “saúde” financeira de uma empresa

Mas a administração financeira não é aplicada só em empresas, ela é aplicada em todas as áreas de uma sociedade. Na família cuidando do orçamento familiar, como e quanto gastar com as necessidades básicas como alimentação, transporte, lazer, saúde. Nas administrações do estado ou município onde se organiza como será investido as finanças para beneficiar quem paga os impostos, etc.

Como fazer uma administração financeira pessoal?

Dinheiro em casa

Para se ter uma boa administração pessoal e familiar é importante sempre ter em mãos o planejamento das coisas que se quer fazer. Com o planejamento você saberá o que se deve fazer com detalhes e quanto iria gastar do seu orçamento, evitando assim imprevistos e gastos desnecessários ou não planejados.

Esse planejamento consiste basicamente em visualizar os dois lados: receitas e despesas. Então, primeiramente liste todas as receitas que você tem ou a família tem:

Receitas

Despesas

Com os gastos e receitas em mãos é possível prever a situação financeira da sua família ou a sua própria e assim definir se há necessidade de corte de gastos ou a necessidade de buscar outras fontes de renda.

Para ajudar a fazer uma boa gestão, o ideal é ter uma planilha do Excel e neste link você encontrará diversas planilhas para ajudar a realizar este trabalho.

Existem cursos sobre administração financeira?

Sim. Existem cursos superiores que envolvem esta disciplinas e também aqueles que são específicos sobre o tema. Por exemplo: No curso superior de administração há a disciplina de administração financeira, mas há também o curso superior de gestão financeira que é específico para esta área.

Além disso, hoje há várias instituições oferecem cursos livres de administração financeira para famílias ou empresas. Vários desses cursos estão disponíveis gratuitamente na internet.

Administrador financeiro só cuida das finanças das empresas?

Não necessariamente. As empresas de médio e grande porte tem esse profissional atuando na gestão financeira do seu negócio e até pequenas empresas também já investem neste profissional.

Mas é possível contratar um gestor financeiro para administrar as finanças de uma família ou mesmo de uma pessoa. É claro que isto acontece apenas nos casos onde há um montante de dinheiro alto, até para poder justifica essa contratação, mas existem muita gente que tem muito dinheiro e precisa deste profissional para gerir melhor seu capital.

Como me tornar um administrador financeiro?

Para entrar na carreira de administração financeira é essencial que seja uma pessoa coerente, boa com cálculos, responsável e organizada. O curso para graduação é o curso de Administração, Recursos Humanos, Gestão Empresarial ou Gestão Financeira. É essencial também ter bons conhecimentos em softwares de escritório como o de planilhas e línguas estrangeiras.

Há também cursos de nível técnico que você encontrará em instituições como o Senac e outras escolas técnicas em todo o Brasil. Normalmente os cursos de nível técnico são direcionados a pessoas que já atuam na área e buscam um pouco mais de conhecimento ou para aqueles que estão iniciando e quer conhecer como funciona esta área.


 
Veja também: