Administração publica direta e indireta. Gestão pública

Perguntas e respostas sobre administração publica. O que é e exemplos de administração pública direta? Quais serviços ela presta a população? Veja as respostas.

» Página Inicial

O que é administração pública?

É o conjunto de órgãos, serviços e agentes do Estado que tentam atender as necessidades da coletivas. Na administração pública não é só prestar serviços e executa-los, mas é também governar obter um resultado útil em prol da sociedade. Administração pública é um conceito da área do direito que descreve o conjunto de agentes, serviços e órgãos instituídos. Um indivíduo que trabalha na administração pública é conhecido como gestor público, e tem uma grande responsabilidade para com a sociedade e nação.

Ela diz respeito aos governos municipais, estaduais e a ao governo federal.

Municipal: Diz respeito a prefeitura de uma cidade e tem o prefeito como administrador do município. Cabe a ele e aos seus secretários, cumprir a legislação municipal no sentido de captar recursos junto a população através de impostos e outros tributos e fazer o devido investimento no município. As principais fontes de receita que a administração municipal tem são os impostos: IPTU, ITR, ISS e ITBI. Existe também o Fundo de Participação dos Municípios que é um recurso repassado para os municípios de menor arrecadação.

Estadual: Ela é mais ampla e abrange todo o estado, tendo o governador como o administrador estadual. A administração do estado não interfere naquilo que é competência dos municípios, sendo a sua função mais voltada para a segurança pública, educação de ensino fundamental e médio, bem como nos níveis superior e infraestrutura de estradas, portos, ferrovias, dentre outras. As principais fontes de receita dos estados são os impostos: ICMS, IPVA, entre outros.

Federal: Diz respeito ao governo federal e o presidente da república é a figura do administrador no Brasil. A ele compete a economia como um todo, educação, saúde, segurança nacional, acordos com outros países, entre tantas atribuições. As principais fontes de receita são os impostos: IR, IPI, PIS, Cofins, IOF, entre outros.

Prédio público

Basicamente representa o conjunto de ações que compõem a função administrativa das prefeituras, dos governos estaduais e do governo federal. Alguns serviços são:

Administração pública é a gestão dos interesses públicos por meio da prestação de serviços públicos, sendo dividida em administração direta e indireta.

O que é administração publica direta?

Quando o conjunto de Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, isso é considerado administração pública direta; Esse órgãos não possuem personalidade jurídica própria, nem patrimônio, e nem autonomia administrativa. As despesas inerentes à administração são contempladas no orçamento público e ocorre a desconcentração administrativa, que consiste na delegação de tarefas.

Exemplos de administração pública direta?

A Administração Direta corresponde à prestação dos serviços públicos diretamente pelo próprio Estado e seus órgãos. Tais como:

O que é administração pública indireta?

A administração indireta é composta pelas autarquias, fundações, sociedades de economia mista, empresas públicas e outras entidades de direito privado, essas entidades possuem personalidade jurídica própria, patrimônio e autonomia administrativa. Sua existência se baseia no princípio de descentralização ou distribuição de competências e atividades. Ou seja, quando não pretende executar certa atividade através de seus próprios órgãos, o poder público transfere a sua execução a outras entidades. Neste caso ocorre a descentralização administrativa, ou seja, a tarefa de administração é transferida para outra pessoa jurídica.

Exemplos de administração pública indireta?


 
Veja também: