ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Aine Bru: Informações, fotos e vídeos


Aine Bru ou Ayne Bru (provavelmente uma catalanização de Hans Brün) foi um pintor renascentista do século XVI, possivelmente de origem alemã, que trabalhou na Catalunha. A sua origem pode ser de Lummen, no ducado de Brabante. Também é denominado por vezes como Lucius de Brun. O seu apelido pode sugerir também procedência da cidade de Brünn.

É basicamente connhecido porque em 1502 foi contratado para pintar o retábulo do altar-mor da igreja do mosteiro de Sant Cugat, tendo-lhe sido pago um soldo avultado entre 1504 e 1507.

Na tábua central, Bru descreveu o martírio de São Cucufate com um realismo enorme. O executor corta a garganta do santo enquanto este permanece atado a um tronco. Perto surge uma faca (num cesto) e um cão que dorme pacificamente (este cão foi utilizado por Salvador Dalí para uma pintura chamada Dalí contemplando un desnudo ou Dalí Dalí Dalí). No fundo, o artista inclui anacronicamente o mosteiro de Sant Cugat tal como estava na época da pintura. Este facto, como se fosse uma fotografia, foi importantíssimo para saber exactamente como estava naquela época o processo de construção do mosteiro. Actualmente o quadro está exposto no Museu Nacional de Arte da Catalunha.

Noutra tábua junta ilustra-se São Jorge (por vezes identificado como São Cândido ou simplesmente como Guerreiro Santo). Esta também se encontra no mesmo museu.

Fonte e artigo completo: Wikipedia (CC-BY)







 

2023 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)

Tempo de execução: 0.02 segundos