ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Ana Hastings, condessa de Huntingdon: Informações, fotos e vídeos


Ana Hastings, nascida Ana Stafford (em inglês: Anne; Ashby, c. 1483 – 1544), foi a filha de Henrique Stafford, 2.º duque de Buckingham e Catarina Woodville. Em 1510, foi especulado que havia um caso entre a nobre e o rei Henrique VIII de Inglaterra e com o seu cortesão, Sir William Compton.

Família

Ana nasceu em 1483, no mesmo ano em que seu pai Henrique Stafford, 2.º duque de Buckingham, foi executado por traição como resultado de uma rebelião contra o rei Ricardo III de Inglaterra, da Casa de Iorque. Sua mãe era Catarina Woodville, filha de Jaqueline de Luxemburgo e Ricardo Woodville, 1.º conde de Rivers, portanto irmã de Isabel Woodville, a rainha consorte de Eduardo IV de Inglaterra, que era irmão de seu sucessor no trono, Ricardo III.

Seus irmãos incluíam:

Após a morte de seu pai sua mãe se casou com Jasper Tudor, filho de Owen Tudor e Catarina de Valois, mãe do rei da Casa de Lencastre, Henrique VI, irmão de Edmundo Tudor e consequentemente tio do primeiro rei da Casa de Tudor, Henrique VII. Catarina Woodville morreu em 18 de maio de 1497.

Biografia

Após a morte de seu primeiro marido, Sir Walter Herbert em 1507, a condessa que apenas tinha 20 anos de idade, passou o controle do Castelo de Raglan para seu irmão Eduardo Stafford, 3.º Duque de Buckingham. Ana morou com seu irmão no Castelo de Thornbury até se casar novamente com Jorge Hastings, 1.º conde de Huntingdon. Ela serviu como dama de companhia à rainha Catarina de Aragão, esposa de Henrique VIII.

Em 28 de maio de 1510, foi dito pelo embaixador espanhol Don Luiz Caroz que uma das irmãs do Duque de Buckingham havia atraído a atenção do rei Henrique VIII, baseando-se na informação dada por uma antiga dama de companhia da rainha chamada Francesca de Carceres. Logo em seguida, seu irmão Eduardo a flagrou com o cortesão Sir William Compton em seus aposentos. Seu marido a mandou para um convento e Compton teve que aceitar sacramento em 1527 para provar que ele não havia cometido adultério.
Embora não haja evidência suficiente de envolvimento amoroso entre os dois, em seu testamento Compton lhe deixou uma propriedade em Leicestershire e fundou uma capela na qual orações diárias seriam feitas para a sua alma.

Aparentemente, o escândalo não abalou o relacionamento de Ana com seu marido, pois os dois permaneceram próximos, o que é provado através de carta escrita por Jorge em 1525 para a esposa, assim como por meio de seu apontamento de Ana como executora de seu testamento. O casal primeiramente viveu em Asby-de-la-Zouche em Huntingdonshire e em seguinda em Stoke Poges, Buckinghamshire.

Ana esteve presente em 1520 durante o encontro dos reis Henrique VIII e Francisco I de França, que se tornou conhecido como Campo do Pano de Ouro.

Seu irmão, o 3.º Duque de Buckingam, foi executado por traição em 17 de maio de 1521.

Ela se tornou Condessa de Huntingdon no ano de 1529 com o investimento de seu marido, e durante a década de 1530, fez parte da corte de Maria Tudor, a futura rainha católica Maria I.

Fonte e artigo completo: Wikipedia (CC-BY)







 

2023 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)

Tempo de execução: 0.04 segundos