Balança comercial, balanço de pagamentos e balanço patrimonial

Entenda aqui o que são e quais as diferenças entre balança comercial, balanço de pagamentos e balanço patrimonial. Veja com os diversos vídeos uma explicação detalhada para uma melhor compreensão desses assuntos.

» Página Inicial

Balança comercial é um termo usado em economia, especialmente na macroeconomia para designar as operações de importações e exportações de um pais, por exemplo. O termo balança mostra que entre as operações poderá haver equilíbrio ou desiquilíbrio, podendo ser para um lado ou outro.

Veja aqui uma galeria de imagens sobre balança comercial

Balança comercial positiva

A balança comercial será considerada positiva ou favorável quando um país exportar mais do que importar, ou seja, quando ela vender mais para o exterior do que comprar. Este é o cenário desejado pelos governantes, já que criaria mais receita e impulsionaria o emprego interno.

Balança comercial negativa

Mas o oposto também pode acontecer, ou seja, um país importar mais do que exportar, ou comprar mais do exterior do que efetuar vendas para fora. Neste caso a balança é negativa/desfavorável ou ocorre o que o mercado chama de déficit comercial.

Para entender melhor veja o vídeo abaixo que explica de uma forma simples e rápida o funcionamento da balança comercial.

Balanço de pagamentos

De acordo com o Fundo Monetário Internacional, balanço de pagamentos consiste no registro sistemático de todas as transações econômicas realizadas, durante um certo período, entre residentes do país e residentes de outros países, ditos estrangeiros.

Em outras palavras o balanço de pagamentos é o registro da entrada e saída de dólares de um país, como o Brasil, por exemplo. Sempre que é feito uma viagem ao exterior, uma compra lá fora ou você manda dinheiro para alguém que está em outro país, ocorre uma saída de dinheiro do Brasil. Mas quando um investidor decide mandar dinheiro para cá a fim de estabelecer um negócio, por exemplo, ocorre a entrada de dinheiro (dólares).

Tanto as operações de entrada como as de saída são registradas e esse registro é o balanço de pagamentos.

Aqui outra galeria de imagens, desta vez sobre balanço de pagamentos.

Veja abaixo uma ótima explicação sobre o tema:

Balanço patrimonial

Balanço patrimonial é um demonstrativo contábil onde estarão reunidos os ativos e passivos de uma organização. Como o tema é muito técnico e carregado de detalhes financeiros, contábeis e funcionais, creio que o vídeo abaixo seja a melhor opção para você entender melhor o que é, para que serve e como funciona o balanço patrimonial.


 
Veja também: