Bacen ou Banco Central. Câmbio do dia. USD Dólar e Euro

Bacen é uma sigla que significa Banco Central do Brasil. O Banco Central do Brasil (que também pode ser representado pelas siglas BC, BACEN ou BCB), é integrante do Sistema Financeiro Nacional, sendo vinculado ao Ministério da Fazenda do Brasil. Ele é uma das principais autoridades monetárias do país, sendo a principal o Conselho Monetário Nacional.

É o Banco Central que controla a emissão de moeda no país, embora a execução seja da Casa da Moeda. Também é responsabilidade do banco receber os depósitos compulsórios dos bancos que operam no país, compensação de cheques, autorizar e fiscalizar as instituições financeiras, controlar o fluxo de capitais estrangeiros, dentre outras competências.

Bacen - Banco Central do Brasil

O que é câmbio?

O termo câmbio é usado sempre no sentido de troca ou referência para troca de alguma coisa, como por exemplo: moeda. Sempre que fazemos referência a moeda de outro país e queremos estabelecer um valor ou significado monetário para ela, o caminho mais comum é comprar o valor dela com o valor da moeda em nosso país. Essa troca é conhecida como câmbio.

O que é o câmbio do dia?

É o valor que determinada moeda tem em relação ao Real (no caso do Brasil) no dia corrente. Diariamente o Banco Central do Brasil divulga a posição do Real em relação às demais moedas estrangeiras, especialmente o Dólar ou o Euro que são moedas de grande valor e usados como referências de mercados.

O que é câmbio flutuante?

Significa a posição adotada por um país em relação ao controle da sua moeda. No Brasil, por exemplo, se optou pelo câmbio flutuante, isto significa que o valor do Real perante as demais moedas não é fixo e ele é determinado pelo mercado, assim, um dia pode subir e em outro pode cair, dependendo da confiança dos investidores, empresários e ele reflete a própria condição da economia local.

Basicamente o câmbio flutuante serve como uma espécie de termômetro da economia e de como os investidores enxergam os rumos econômicos do país. Diversos fatores podem influenciar o "humor" dos investidores e afetar diretamente o câmbio, como exemplo a questão da Amazônia, eleições presidenciais, fatos políticos relevantes, desempenho da agricultura, dentre outros.

Como consultar a taxa de câmbio do dia ou de um período?

No site do Banco Central há uma opção que pode ser acessada aqui: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/historicocotacoes onde você poderá consultar a taxa de câmbio do dólar e demais moedas no dia ou dentro de um período qualquer.

Como fazer a conversão de moedas?

A conversão de moedas é muito usada sempre que houver a necessidade de algum tipo de negociação com o mercado exterior. Cotações do dólar, euro e outras moedas mais usadas são constantemente divulgados pela mídia e pode ser consultado a qualquer momento neste link https://www.bcb.gov.br/conversao no site do BACEN.

Como saber a cotação do dólar apenas?

Para saber a cotação do dólar em relação ao Real, basta acessar este link https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/fechamentodolar que mostra a taxa de compra e de venda para a moeda americana no dia atual.

Quais as moedas de todos os países?

Neste link no site do Banco Central https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/todasmoedas você encontrará a relação de todas as moedas de países que tem relações comercial com o Brasil. Acredito que seja todos, se não for, é a esmagadora maioria dos casos.

Por que existe a diferença entre valor para compra e para venda?

Creio que por razões óbvias de mercado onde se ganha em tudo. A taxa para venda e mais alta que a taxa de compra, mas isto é em relação do mercado a você e não o inverso. Explicando melhor: quando você compra, você paga mais caro, quando vende e mais barato.

Então, comprar e vender moedas estrangeiras não é um bom negócio, exceto se for feito a longo prazo  e considerando a compra em um período de baixa e vendendo em um período de alta. Mas aquela compra e venda em períodos muito curtos, tende a não ser bom, exceto se você for uma casa de câmbio.

Por que o dólar é tão forte?

O dólar é a moeda dos Estados Unidos e portanto é a moeda da maior economia do mundo, sendo assim ela representa um importante referencial para os investidores. Como a economia americana é extremamente estável e muito forte, os investidores sabem que ela é segura e portanto quando alguém investe em algum país esse país entra em crise ou mesmo diante de uma eventual crise mundial, a tendência dos investidores a tirar o dinheiro desses países e levar para economia mais estáveis, nesse caso os Estados Unidos leva grande vantagem. Desta forma o dólar sempre é uma referência de estabilidade e portanto ele tem essa supremacia em relação às outras moedas do planeta.

Sobre o Banco Central do Brasil - BACEN

A instituição foi criada em 31 de dezembro de 1964, ou seja, ele já tem 51 anos. Seus fundadores são: Banco do Brasil, Tesouro nacional, Superintendência da Moeda e do Crédito.

O banco possui filiais em todo o território nacional. Sua sede principal se localiza em Brasília. Em São Paulo se localiza na Avenida Paulista um dos prédios do Banco Central do Brasil, o prédio se tornou referência por sua arquitetura grandiosa e é um dos pontos mais conhecidos de São Paulo.

Como faço para trabalhar no Bacen?

Existe uma opção de ingresso que é por nomeação da diretoria, mas creio que esta não seja a opção mais indicada para a esmagadora maioria dos mortais. Então, o que resta é o concurso público, cuja informações pode ser obtidas no site do Banco Central.

É preciso ter em mente que os cargos oferecidos pelo Banco Central são muitos concorridos e não é a toa que os concurso públicos desta entidade seja um dos mais concorridos.

Posso ter informações?

Através do site https://www.bcb.gov.br é possível ter todas as informações sobre o Banco Central do Brasil como : Economia e Finanças, Câmbios e Capitais Internacionais, Sistema Financeiro Nacional, Legislação e Normas, etc.

O site disponibiliza informações sobre finanças para ajudar aos consumidores. Lá existem centenas de opções de pesquisas para atender melhor a sua dúvida.

Por Redação e Maria Luisa Marques Vasconcelos

Veja também:

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.