ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Batalha de Chengpu: Informações, fotos e vídeos


A Batalha de Chengpu (chinês simplificado: 城濮 之 战; chinês tradicional: 城濮 之 战) ocorreu em 632 a.C. entre o Estado de Jin e do Estado de Chu e seus aliados durante o Período de Primavera e Outono da história chinesa. Foi a primeira grande batalha do prolongado conflito entre os estados do vale do Rio Amarelo e os estados do vale do Rio Yangtze (Chang Jiang). A vitória do estado Jin confirmou a hegemonia do duque Wen Chu e as ambições verificadas no Norte de, pelo menos, uma geração.

Antecedentes

Na sequência da morte do Duque Huan de Qi, em 643 aC, o estado de Chu constantemente estendeu sua influência para o norte, absorvendo uma meia dúzia de estados menores como seus satélites. Em 636 aC, Chong’er, um príncipe ducal de Jin, depois de passar quinze anos no exílio viajando por inúmeros estados, chegou ao poder como o duque Wen de Jin com a ajuda do Duque de Mu Qin. Duque Wen assumiu uma posição de liderança entre os estados e instituiu numerosas reformas internas.

Nos anos que antecederam a 632 aC, o conflito entre Jin e Chu tornou-se cada vez mais público e foi caracterizado por frequentes mudanças nas alianças entre os vários estados de pequeno porte que estavam em uma estreita faixa de terra entre os dois estados maiores.

O rei de Chu Cheng atacou o Estado de música, o aliado de Jin mais acessível do sul, no inverno de 633 aC. Em retaliação, uma força expedicionária sob o duque Wen marcharam para o sul na primavera do ano seguinte e ocupou os Estados de Wei e Cao, ambos os satélites de Chu. Os dois lados buscaram alianças nos meses seguintes. Os Estados de Shen, Xi, Chen e Cai, todos imediatamente contíguo ao Chu, dois lados com o rei Cheng, bem como o Estado mais distante da Lu.

Princípio

Como prometido pelo duque Wen Cheng ao rei durante o seu exílio em Chu, o exército Jin foi aposentado nos “três dias de marcha” (退避三舍) (45 km) antes do acampamento na planície de Chengpu na fronteira de Wei e Cao, aguardando uma batalha decisiva da reforma também está ligado a Jin forças com reforços Qi e Qin.

Somente a força central do primeiro-ministro Chu sob ziyu (子 玉) foi feita inteiramente de tropas Chu. A ala esquerda sob Zixi incorporadas soldados de perto Chu Shen satélites e XI. A ala direita sob Zishang totalmente composta descou separado dos exércitos de Chen e Cai, talvez em torno de uma numeração (?), Terceiro de toda a força.

A força de Jin foi ampliado antes da expedição de dois exércitos em três: superior, central e inferior, esses três foram reagrupados em asas antes da batalha: o exército superior à direita sob o comando de Hu Mao e vice-comandante Hu Yan, inferior à esquerda com Luan e vice-Xu Zhi Chen, central manteve-se em centro sob Xian Zhen Zhen, e vice-Xi. Duque Wen não directa ou engajar na luta contra.

Fonte e artigo completo: Wikipedia (CC-BY)







 

2023 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)

Tempo de execução: 0.01 segundos