O que é Bovespa, história e empresas de capital aberto

Perguntas e respostas sobre Bovespa. O que é uma empresa com capital aberto? Qual é a história da e quando surgiu a bolsa de valores no Brasil e no mundo?

» Página Inicial

Bovespa significa Bolsa de Valores de São Paulo e foi esta denominação que prevaleceu por muitos anos. Atualmente, depois que houve a fusão entre a Bovespa e a BM&F, ela passou a se chamar (BM&F BOVESPA).

Em 2017 após uma nova fusão ela passou a se chamar [B]3 que é uma referência a três palavras iniciadas com a letra b: Brasil, Bolsa e Balcão.

É uma bolsa de valores, onde podem ser negociadas ações de empresas que tenham capital aberto.

Seu surgimento foi em 1890, o fundador foi Emílio Rangel Pestana, que fundou a chamada bolsa livre, responsável pela fundação da Bovespa.

Em 1960, a Bovespa se tornou uma empresa oficial corporativa, com a reforma do sistema financeiro nacional, que aconteceu em 1965 a 1966 á Bovespa e outras bolsas assumiram característica institucionais sem fins lucrativos. Em 2000 a Bovespa junto com outras bolsas passou a concentrar todas as negociações financeiras do Brasil. Já as bolsas regionais mantiveram as atividades mantiveram prestações de serviços e atividades locais.

O que são bolsas de valores?

Bolsa de valores

Uma bolsa de valores é uma empresa com uma sociedade civil que não tem fins lucrativos, que informa o local ou forma de negociação de títulos e valores mobiliários. Hoje em dia as bolsas são de sociedades que atuam anonimamente, que buscam lucro através do seu serviço.

Segundo historiadores elas surgiram da Roma Antiga, mas há controversas que surgiu da praça do comercio marítimo, na Grécia antiga, onde reuniam se comerciantes para cuidar de negócios. Mas atualmente a bolsa de valores atua de uma forma diferente á forma de como iniciou.

As primeiras bolsas com característica moderna surgiu meados do seculo XV, em burgues na Bélgica o ano de surgimento foi 1487, e ganhou um sentido comercial e financeiro, quando os responsáveis por comércios entre outros estabelecimento reuniram-se na casa de Van Der Burse para fazerem negócios.

O que é uma empresa com capital aberto?

É uma empresa com ações que qualquer pessoa pode investir (comprar). A maioria das empresas são de capital fechado, para negociar ações desta empresa tem que ser em acordos com os sócios, o papel da bolsa de valores Bovespa é de divulgar as compras e vendas das ações para o comprador saber o devido valor de suas ações.

As empresas de capital aberto são identificadas como S.A ou Sociedade Anônima. Ela surge quando uma empresa resolve ir à bolsa e coloca ações a venda. Essas ações são na verdade cotas que representam partes da empresa e quem compra essas cotas torna-se acionista ou sócio daquela empresa na proporção da quantidade de ações que ele comprou.

Depois que a pessoa comprou essas ações, caso ela queira vender terá de ir novamente a bolsa que realizará a venda a outros interessados e assim por diante.


 
Veja também: