ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Brigada de Tanques (filme): Informações, fotos e vídeos


Brigada de Tanques (em tcheco/checo: Tanková brigáda) é um filme tchecoslovaco de 1955 feito sobre o conflito na Frente Oriental na Segunda Guerra Mundial entre as forças alemãs e tchecoslovacas. O filme se passa em 1944 e segue a brigada de tanques da Checoslováquia durante a Batalha de Ostrava.

O filme é em grande parte um filme de propaganda, retratando as ações da 1ª Brigada Blindada de Tanques Independente Tchecoslovaca, ao lado das forças soviéticas, ambas as quais abriram caminho para a fronteira da Tchecoslováquia e participaram da Batalha da Passagem de Dukla. O filme retrata a luta pela Eslováquia e a libertação bem-sucedida de Ostrava, no norte da Morávia. O filme foi rodado em Ostrava; uma cena retrata uma batalha pela ponte Miloš Sýkora na cidade de Ostrava, apresentando a ponte real. Três mil militares do Exército Popular da Tchecoslováquia participaram do filme.

A equipe que trabalhou no filme incluía muitas pessoas importantes da cinematografia tcheca, tais como o diretor de fotografia Jan Čuřík ou o diretor František Vláčil, o qual ajudou nas batalhas de tanques. O filme tem 93 minutos, em cores, e é estrelado por Otomar Krejča, Bedřich Prokoš, Martin Růžek, Július Pántik, Jana Dítětová, Ota Sklenčka, Zdeněk Dítě, Jiří Sovák, Rudolf Deyl ml., Jiri Vala, Miloslav Holub, Miloš Nedbal, Antonin Sura.

O roteiro foi escrito por Jaroslav Klima, dirigido por Ivo Toman e produzido pela Československý Armádní Film.

Incomum para filmes de guerra, usava uma variedade de veículos blindados autênticos usados por ambos os lados, incluindo os russos T-34 e T-34/85, bem como os alemães Sturmgeschütz III, Panzer IV e um Schwimmwagen.

Fonte e artigo completo: Wikipedia (CC-BY)







 

2023 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)

Tempo de execução: 0.02 segundos