ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Bumbódromo: Informações, fotos e vídeos


O Centro Cultural de Parintins, mais conhecido como Bumbódromo, é uma arena multiuso não esportiva sediada em Parintins, no estado brasileiro do Amazonas. É o local onde ocorre o tradicional Festival Folclórico de Parintins, uma das mais importantes festas populares do país, reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

História

Desde 1965, ano da primeira edição, o festival teve vários locais de disputa, como por exemplo a quadra da catedral de Nossa Senhora do Carmo, a quadra da extinta CCE e o estádio Tupy Cantanhede. Até que em 1987, o então governador Amazonino Mendes foi assistir o festival e prometeu construir um local do tamanho que o festival merecia.

O estádio foi inaugurado em 1988, durante o governo de Amazonino Mendes e mandato do prefeito Gláucio Gonçalves. A estrutura recebeu o nome de Centro Cultural Amazonino Mendes, porem teve que mudar algum tempo depois por conta da lei que proibia a atribuição de nome de pessoas vivas a elementos públicos.

Formato

A arena tem o formato da cabeça de um touro, margeada por arquibancadas e setores de camarotes totalmente divididos em dois lados, que correspondem às torcidas dos bois Caprichoso e Garantido, cada um carregando a cor do boi correspondente. De maneira estrutural, a arena é assim dividida:

Fonte e artigo completo: Wikipedia (CC-BY)







 

2023 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)

Tempo de execução: 0.03 segundos