Caixa eletrônico Itaú: limite de saque, depósitos e horário de funcionamento

As pessoas costumam pensar que a função dos caixas eletrônicos é somente o saque de dinheiro de uma conta bancária. No então, eles também possibilitam o depósito de dinheiro.

É claro, o processo varia de acordo com o banco e com o caixa eletrônico, além dos bancos 24 horas, que geralmente são situados em locais de bastante movimentação, como shoppings, supermercados e terminais rodoviários. Neste caso, os bancos 24 horas só realizam saques.

Caixa eletrônico Itaú

Neste artigo, vamos falar sobre o funcionamento do caixa eletrônico do Banco Itaú. Como funciona o limite de saque, depósitos e horários.

Começando pelo limite de saque:

Como sacar um valor superior ao limite de saque no caixa eletrônico?

Visando garantir a segurança do cliente, o Itaú disponibiliza um limite diário para fazer saques em seus caixas eletrônicos. Esse limite pode variar de tipo de conta, como PJ ou PF. Mas você pode sacar valores maiores que o seu limite de saque em qualquer agência, através destes meios:

  • Para valores inferiores a R$ 5 mil, você pode fazer o saque na boca do caixa na agência Itaú mais próxima, com o seu cartão de débito em mãos.
  • Se você deseja sacar valores acima de R$ 5 mil, é só entrar em contato com a agência Itaú mais próxima, informar o valor e o dia do saque. Desta forma, o dinheiro fica reservado e você pode retirá-lo com mais segurança.
  • Em casos de saque de cheque acima de R$ 5 mil, a reserva do valor deve ser feita no banco Itaú de origem do cheque.

Sobre o depósito de dinheiro nos caixas eletrônicos do Itaú:

Se o depósito em dinheiro for efetuado durante o expediente bancário (que vai até às 16h), o valor fica disponível no mesmo dia, após a apresentação do envelope. Agora, se o depósito for realizado após o expediente bancário, ele será recolhido e liberado no dia útil seguinte, após a apresentação do envelope.

O prazo para liberação do valor em conta varia de acordo com o valor do cheque depositado ou do horário do depósito em dinheiro.

O último item e não menos importante: O horário de funcionamento. Inicialmente, os caixas eletrônicos tinham o funcionamento de 24 horas, com o objetivo de fornecer seus serviços bancários a qualquer hora do dia e da noite. Porém, devido a problemas de furtos, assaltos e até mesmo sequestros relâmpagos, o horário de funcionamento passou a ser até às 22h. Este limite e horários é aplicado também a caixas eletrônicos de outros bancos.

Mas ainda podemos contar com este serviço pelos Bancos 24 horas, para saques e consultas de saldos e extratos.

O Itaú possui mais de 44 mil caixas eletrônicos, além de bancos 24 horas espalhados pelo país.

Com informações de https://www.itau.com.br

Algumas perguntas e respostas

Posso fazer o saque em mais de um caixa eletrônico e assim aumentar o limite de saque?

Sim, você pode fazer saque em vários terminais eletrônicos sem problema algum. Mas é importante observar que o limite de saque não é por caixa eletrônico, muito menos por operação que você faz e sim é um limite estabelecido em sua conta e vale para todo o dia.

Desta forma, se o limite para a sua conta for de R$ 1.000,00 diários, você pode sacar R$ 200,00 em um caixa eletrônico e R$ 800,00 em outro caixa eletrônico, mas a soma dos saques diários não poderá exceder o limite.

E se eu precisar sacar um valor maior do que o limite de saque?

Neste caso você poderá fazer o saque na boca do caixa na agência. Esta é a alternativa para quando você precisa sacar um valor maior do que o que você tem de limite diário estabelecido para sua conta. Na verdade esse limite de saque nos caixas eletrônicos em primeiro lugar uma medida de segurança ele deve ser usado apenas para situações pontuais, mas havendo a necessidade de um valor maior é necessário fazer um planejamento e aí dirigir até a agência para efetuar o saque.

O que acontece se o saque for registrado na conta, mas o terminal não soltar o dinheiro?

Embora seja raro, isto pode acontecer em alguns casos, afinal de contas primeiro ele faz o registro no sistema e depois considera que a máquina liberou dinheiro, o que nem sempre pode acontecer.

Se houver um problema desse tipo, é importante você anotar todas as informações, como o valor que supostamente seria sacado, o horário e o local onde você usou o terminal eletrônico. Observe na parte externa dele se existe algum número de identificação do equipamento. Anote tudo e entre em contato com a sua agência relatando o ocorrido e passando todas essas informações.

Neste caso, provavelmente o valor será restabelecido a sua conta, afinal eles fazem a contabilidade de tudo e se o valor saiu da sua conta, mas sobrou exatamente aquela quantia na contabilidade do terminal eletrônico, fica óbvio que houve o problema.

Eu já tive este problema com outro banco e segui como descrito acima e o banco estornou o valor. Não era o Itaú, mas o princípio é o mesmo.

Qual a diferença entre o caixa eletrônico do Itaú e o Caixa 24horas?

Do ponto de vista prático não há muita diferença, afinal você como correntista do banco poderá usar ambos para realizar basicamente as mesmas operações, salvo algumas opções que podem existir no primeiro e não no segundo.

A contudo, há algumas diferenças uma vez que o caixa eletrônico Itaú é específico do banco e todo o sistema é também específico do Itaú, inclusive com as opções de tela sensível ao toque e outros recursos mais sofisticados que são próprios desse tipo de terminal. O caixa 24hras é de uma empresa que atende diversos bancos em um mesmo terminal e portanto ele oferece os recursos essenciais e básicos, mas ele pode ser um pouco mais limitado em alguns recursos seja de hardware ou até na própria versão do sistema do banco que roda ali.

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