Cartão de todos. Vantagens e como funciona para consultas

Perguntas e respostas sobre cartão de todos. O Cartão de Todos oferece mais alguma vantagem? Como funciona esses descontos e adesão? Consultas médicas e rede pública.

» Página Inicial

Este texto é um review feito por uma pessoa que era usuária do cartão e revisado pole site Guia Banco para ajustes de algumas informações. Portanto ao ler esse texto considere ele como uma opinião e uma pesquisa.

O que é o Cartão de Todos?

Trata-se de um cartão que oferece desconto em consultas médicas e em outros estabelecimentos. O endereço do site do cartão é: https://cartaodetodos.com.br

Pelo que pesquisamos a respeito dele, você se cadastra gratuitamente e paga uma mensalidade de valor baixo, algo em torno de R$ 23,10 (na data da nossa pesquisa 10/08/2020). O valor da mensalidade poderá ser paga de várias formas, como boleto bancário, cartão de crédito ou desconto na conta de luz.

Você tem clínicas a sua disposição que você consegue bom desconto em várias especialidades e exames médicos. Cirurgias não entram nessa adesão. Se você tiver pessoas menores até 21 anos de idade se beneficiam sem pagar nada, apenas a confecção do cartão.

Cartão de todos

Veja abaixo algumas características e informações importantes sobre ele:

As consultas médicas são diferenciadas com as consultas da rede pública?

Sim, apesar de você ser atendido por ordem de chegada, de não aceitarem pagamento nem de cheque nem de cartão de crédito, o atendimento é excelente. Médicos muitos atenciosos.

E as marcações de consultas, se diferem da rede pública?

Esse é o problema. O Cartão de Todos é Popular e as clínicas que atendem por ele não é exclusiva do Cartão de Todos. Se você precisar de uma consulta para um ou dois dias você não consegue, na verdade, pode levar bastante tempo para ser atendido, assim como ocorre na maioria dos serviços médicos em geral.

E atendimento noturno de emergência, o Cartão de Todos oferece esse serviço?

De forma alguma. O que o cartão oferece é básico, nem ambulância tem, nem serviço emergencial como parto. Inclusive o Cartão poderia cobrar um pouco a mais e abrir mais esses trabalhos emergenciais.

Ele oferece descontos em algumas academias, pousada, clube, hotel e cursos técnicos.

Existe alguma desvantagem no Cartão de Todos?

Sim, além da dificuldade em marcar uma consulta rápida, também o fato dos outros membros familiares não ter acesso ao livreto informativo dos médicos, endereços de clínicas em outras cidades, descontos em academias e escolas. Cada livreto a mais você tem que pagar. Também existe a carência, se você desistir do cartão no prazo de 1 anos você paga uma taxa de multa. Acho que o Cartão deveria dar também desconto em creches, já que é uma coisa muita necessária para a camada pobre da sociedade.

Onde obter mais informações?

No site do cartão, cujo acesso é pelo endereço: https://cartaodetodos.com.br

Medicina Popular

Historicamente o acesso à saúde no Brasil sempre foi um pouco complicado, normalmente os dois caminhos possíveis eram os que tinham condições de pagar os planos de saúde e por outro lado os que dependiam exclusivamente do sistema público de saúde.

No primeiro caso, os planos de saúde sempre foram caros e acessível a poucos, com isso a parcela da população que podia pagar um plano de saúde ou mesmo consultas particulares, eram bem menores, o que tornava esse tipo de serviço um acesso quase exclusivo das classes mais elitizadas.

O sistema público de saúde, diferente do que vemos hoje, não tinha um serviço de boa qualidade e deixava muito a desejar naquilo que se prestava. Com isso as pessoas que dependia do sistema público, que no caso sempre foi a maioria, acabava tendo um acesso muito inferior em termos de qualidade não só de atendimento como de acesso a todos os serviços de saúde disponível.

A medicina popular veio de certa forma resolver um pouco desse problema, embora o SUS - Serviço Único de Saúde tenha melhorado bastante em relação do que foi no passado, ainda assim enfrenta diversos problemas o que faz com que muitas pessoas recorram de alguma forma algum tipo de plano de saúde, especialmente nos planos populares.

Quando me refiro a medicina popular, estou fazendo referência aos planos que cobrem basicamente consultas médicas com ou sem exames laboratoriais. Normalmente nesses casos a pessoa paga uma pequena taxa por mês que atende toda família e quando precisa de uma consulta, pagar um valor simbólico pela consulta.

Acredito que esta seja uma alternativa bastante eficiente para atender uma grande parcela da população que não pode pagar um plano de saúde convencional, mas busca de alguma forma melhorar seu acesso à saúde.

Vale a pena lembrar que nesse tipo de plano não está incluso internações, cirurgias e outros procedimentos mais complicados. Normalmente eles atendem apenas as consultas médicas e em alguns casos pode incluir até alguns exames laboratoriais, mas já é um bom incentivo e ajuda bastante uma parcela significativa da população.

Além do Cartão de Todos, mostrado acima, este tipo de plano está bastante popular e é possível que em sua cidade haja também algumas alternativas. Busque informações de todos os que estiverem disponíveis em sua cidade e compare para saber qual atende melhor sua necessidade.

Por Redação e Jucimara Aparecida da Cruz Ferraz


 
Veja também: