Cartão Pré-pago. Diferenças de cartão de crédito e débito

Perguntas e respostas sobre o Cartão Pré-pago. Quais as diferenças de um cartão de crédito? Quais as diferenças de uma conta de débito? Entre outras dúvidas.

» Página Inicial

O Cartão pré-pago é um cartão de crédito no qual o usuário carrega com créditos - valores em dinheiro - e o utiliza em seguida. Ele surgiu assim como os celulares pré-pagos, seguindo o mesmo conceito. Você pode recarregar o valor que desejar, sendo que cada operadora ou banco podem oferecer modalidades de cartões, de acordo com cada necessidade.

Qual o uso de um cartão pré-pago?

Os cartões pré-pagos podem ser utilizados em viagens, sendo uma forma segura para não carregar dinheiro. Também podem ser utilizados no meio corporativo, assim como os cartões alimentação, nos quais os valores são depositados anteriormente. Estes cartões também podem ser utilizados para o dia a dia, em compras e pagamento de contas.

Seu uso também pode ser indicado para os filhos, onde os pais desejam oferecer o cartão para pequenos gastos mas dentro de um orçamento previamente estabelecidos. Assim, pode ser útil tanto para os pais no controle financeiro, como para os filhos na gestão do seu próprio orçamento.

Cartão pré-pago

Quais as diferenças de um cartão de crédito?

Na modalidade de cartão de crédito, você tem um limite de valor a ser gasto, que varia de acordo com sua renda ou modalidade de cartão. Paga posteriormente à compra - o banco envia uma fatura mensal. No cartão pré-pago, o usuário recarrega primeiramente um valor e então pode utilizar. Também há diferenças, principalmente quando o cartão pré-pago é utilizado no exterior, com questões de câmbio, pois com o cartão pré-pago você compra a moeda com um valor de câmbio fixado. Há modalidades de cartão pré-pago o qual não há vínculo, logo, não oferece empréstimos ou contas corrente, como cartões de crédito comuns.

Quais as diferenças de uma conta de débito?

Os bancos normalmente cobram anuidades e taxas de manutenção sobre cartões de débito, diferente de cartões pré-pagos, nos quais as taxas são menores, pois não há vínculo. O cartão de débito também exige que você tenha uma conta a qual seja depositado o valor com assiduidade, para não entrar no cheque especial.

Há vantagens no cartão pré-pago?

Sim. O cartão pré-pago, de certa forma, oferece mais controle ao usuário, pois ele gasta somente o que tem disponível, diferente do cartão de crédito, o qual não há muito controle no gasto - em suma, normalmente o usuário só fica sabendo do quanto gastou quando chega a fatura ou, em casos piores, quando estoura o limite. Além disso, a vantagem em ser pré-pago é que o usuário justamente não se preocupa com a fatura e o não pagamento delas, não há juros, por exemplo.

Quais as opções?

Há várias empresas que oferecem cartões pré-pagos para usos aqui no Brasil e alguns também de uso internacional. Veja abaixo uma relação dos principais:


 
Veja também: