ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Catarina de Valois: Informações, fotos e vídeos


Catarina de Valois ou Catarina de França (em francês/inglês: Catherine; Paris, 27 de outubro de 1401 — Londres, 3 de janeiro de 1437) foi princesa de França e rainha consorte de Henrique V de Inglaterra.

Primeiros anos

Catarina de Valois décima dos onze filhos do rei Carlos VI de França e de Isabel da Baviera, filha do duque Estêvão III da Baviera-Ingolstadt. Catarina nasceu no palácio real do Hôtel Saint-Pol em Paris em 27 de outubro de 1401, um dos oito filhos nascidos do casamento. Uma irmã mais velha, Isabel de Valois, havia se casado anteriormente com o rei Ricardo II.

O pai de Catarina, Carlos VI, era mentalmente doente, acreditava-se ter sofrido de esquizofrenia Carlos experimentou delírios, acreditando que ele era feito de vidro ou negando que tinha uma esposa e filhos. Ele correu de sala em sala até que ele desmaiou de exaustão, declarando que seus inimigos estavam sobre ele. Acredita-se que a doença de Carlos tenha sido posteriormente herdada por seu neto, Henrique VI da Inglaterra. Os ancestrais de Carlos estavam intimamente relacionados. Sua mãe, a princesa francesa, Joana de Bourbon (1338-1377) era um pouco instável, assim como seu irmão, Luís, Duque de Bourbon, seu pai e avô, ela sofreu um colapso nervoso completo em 1373 após o nascimento de seu sétimo filho.

Quando Catarina atingiu a idade de três anos, foi tomada a decisão de que, por causa de sua saúde e dignidade, Carlos VI deveria se aposentar da vida pública. A mãe de Catarina, a rainha Isabel, uma mulher arrogante e implacável, foi abertamente infiel ao seu pai. Adquirindo a assistência de seu irmão Luís, Duque da Baviera e seu cunhado Luís, Duque de Orleans, ela tomou o controle do governo da França das forças rivais do primo do rei João, Duque de Borgonha. Catarina e as suas irmãs, Maria e Michelle e o seu irmão, o Delfim Luís, foram levados pelo Duque da Baviera durante as lutas de poder na corte francesa. Os primeiros anos de Catarina foram sombrios e empobrecidos, sua única educação foi obtida em um convento em Poissy.

Casamento

O rei Henrique V da Inglaterra renovou a reivindicação inglesa ao trono francês e invadiu a França. O acordo foi finalmente alcançado em 1420 pelo Tratado de Troyes. Por seus termos, o rei Carlos VI da França reconheceu Henrique como seu herdeiro, deserdando seu próprio filho, o delfim Carlos e o rei inglês se casou com a filha mais nova de Carlos, Catarina, em 2 de junho de 1420.

Catarina viajou para a Inglaterra com o marido e foi coroada na Abadia de Westminster em 23 de fevereiro de 1421. O irmão de Henrique, Tomás, Duque de Clarence foi morto lutando na França no campo de Baugy. Determinado a vingar sua morte, Henrique retornou à França em junho de 1421. A rainha Catarina deu à luz um filho, Henrique, em 6 de dezembro de 1421 em Windsor. Deixando seu filho aos cuidados de seu tio, Humberto, Duque de Gloucester, ela se juntou a Henrique na França em maio de 1422, a criança e seu pai nunca se encontraram, Henrique V contraiu disenteria durante o cerco de Meaux e morreu em 31 de agosto de 1422, com 34 anos de idade, deixando Catarina viúva. Seu pai, o rei Carlos VI, morreu alguns meses depois, deixando o infante Henrique VI, rei da Inglaterra e da França.

Em 1428, o irmão mais novo de Henrique V, Humberto Duque de Gloucester, preocupou-se que um padrasto do rei pudesse exercer muita influência, garantindo a aprovação de um ato para impedir que Catarina se casasse sem o consentimento do rei e do conselho. Agora Rainha Viúva, Catarina às vezes participava de procissões estaduais, contemporâneos descrevem quantas vezes em tais ocasiões, o rei bebê estava sentado em seu colo.

Fonte e artigo completo: Wikipedia (CC-BY)







 

2023 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)

Tempo de execução: 0.02 segundos