ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Cecília da Grécia e Dinamarca: Informações, fotos e vídeos


Cecília da Grécia e Dinamarca (22 de junho de 1911 – 16 de novembro de 1937) foi a esposa do grão-duque Jorge Donatus e irmã do príncipe Filipe, Duque de Edimburgo.

Nascimento e família

Cecília foi a terceira filha do príncipe André da Grécia e Dinamarca e da sua esposa, a princesa Alice de Battenberg. Nasceu no dia 22 de junho de 1911 no palácio de verão da família real grega em Tatoi, a quinze quilómetros de Atenas.

Cecília foi baptizada em Tatoi no dia 2 de julho de 1911. Os seus padrinhos foram o rei Jorge V do Reino Unido, Ernesto Luís, Grão-Duque de Hesse, o príncipe Nicolau da Grécia e Dinamarca e a duquesa Vera Constantinovna da Rússia.

Pelo lado do pai, Cecília era neta do rei Jorge I da Grécia e da grã-duquesa Olga Constantinovna da Rússia (uma neta do czar Nicolau I da Rússia). Pelo lado da mãe era bisneta da princesa Alice do Reino Unido (filha da rainha Vitória do Reino Unido e do príncipe Alberto de Saxe-Coburgo-Gota).

A princesa tinha três irmãs: Margarida (esposa do príncipe Godofredo de Hohenlohe-Langenburg), Teodora (esposa de Bertolo de Baden) e Sofia (esposa primeiro do príncipe Cristóvão de Hesse e depois do príncipe Jorge Guilherme de Hanôver). O seu irmão Filipe, depois duque de Edimburgo, foi o marido da rainha Isabel II do Reino Unido.

Em 1922, Cecília e as suas irmãs foram damas de honra no casamento do seu tio, Louis Mountbatten com Edwina Mountbatten.

Casamento e descendência

No dia 2 de fevereiro de 1931, Cecília casou-se com Jorge Donatus. O casal teve quatro filhos:

No dia 1 de maio de 1937, Cecília e o seu marido juntaram-se ao Partido Nazi.

Fonte e artigo completo: Wikipedia (CC-BY)







 

2023 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)

Tempo de execução: 0.01 segundos