Cheque caução, moradia, legal, bancário, preenchido

Entenda aqui o significado dos vários tipos de cheques, como caução, moradia, legal, bancário e preenchido. Entenda o significado de cada um deles e exemplos de aplicação.

» Página Inicial

O que é cheque caução?

O cheque caução é uma prática comercial usada em algumas situações onde uma pessoa precisa oferecer alguma garantia por conta de uma negociação qualquer. Um exemplo disso pode ocorrer no aluguel de alguma coisa, como por exemplo um vestido de noiva. Ao fazer a locação do vestido, quem está locando poderá pedir um cheque caução que poderá ser usado caso o vestido seja devolvido com defeito ou não seja devolvido.

Ele é uma garantia. Na prática ele é feito para não ser usado e caso ocorra tudo bem, ele é devolvido a pessoa que emitiu.

Atualmente nas imobiliárias que trabalham com caução como garantia, geralmente optam pelo depósito bancário ao invés de um cheque. Evidentemente que isto é muito mais seguro para a imobiliária, já que o dinheiro em conta é mais garantido do que o cheque que é apenas uma promessa de pagamento.

Lei do cheque

O que é cheque moradia?

É um programa social que existe em alguns estados brasileiros, como Goiás e Pará, por exemplo.

O que é cheque legal?

Cheque legal é um sistema online para consulta de cheques a fim de verificar a situação do mesmo. No sistema, basta informar o CPF ou CNPJ do emitente, bem como as informações do cheque constante no documento e será mostrado se o documento está sustado, bloqueado, furtado e outras situações.

O que é cheque bancário?

Cheque bancário é um documento que os bancos oferecem a seus correntistas (pessoas que tem conta corrente) a fim de que os mesmos possam usar como forma de pagamento. Ele é muito comum para pessoas jurídicas (empresas), embora muitas pessoas físicas também fazem o uso dele.

O banco oferece o talonário em branco e cabe ao cliente fazer o devido preenchimento com o valor, data e outras informações.

Ao abrir uma conta corrente é comum o banco oferecer o talonário de cheque com 20 folhas, exceto quando houver alguma limitação da conta ou no nome do cliente, nesses casos geralmente o banco opta por não dar o cheque até que a situação seja normalizada.

O que é cheque preenchido?

Um cheque está devidamente preenchido quando o emitente preenche todos os campos que constam nele, a saber:

Algumas observações importantes sobre o cheque:


 
Veja também: