Cheque cruzado, administrativo, ok e Express. Conceito e definição

Perguntas e respostas sobre cheque cruzado, administrativo, ok e express. Veja o conceito e definição de cada um deles, as diferenças e aplicações. Leia o artigo e entenda.

» Página Inicial

Um cheque é um documento de ordem de pagamento a vista que uma pessoa emite em favor de outra. Quando uma pessoa abre uma conta em um banco para movimentação financeira (conta-corrente), além do cartão de débito ele recebe também um talonário de folhas de cheques em branco. Quando ele fizer uma compra ou quiser pagar um determinado débito, basta preencher uma daquelas folhas com o valor desejado e desta forma ele está dizendo para a pessoa que recebeu que basta ir ao banco retirar aquele valor ali mencionado.

Mas existem vários tipos de cheques ou existem diversas formas de utilizá-lo que acaba assumindo nomes ligeiramente diferentes, como veremos em alguns dos exemplos abaixo:

Folha de cheque

Existe cheque a prazo ou pré-datado?

Na prática sim, afinal é muito comum encontrarmos esta prática nas negociações comerciais, contudo o Banco Central do Brasil não reconhece o cheque pré-datado e caso o portador do documento leve ele até o banco, antes do vencimento combinado, ele será pago, pois é um documento de pagamento a vista.

Para fazer um cheque pré-datado basta colocar no rodapé do mesmo a expressão: "Bom para xx/xx/xxxx", substituindo os x pela data em que ele deverá ser apresentado ao banco. Outra forma usado por algumas empresas é colocar no rodapé da folha um post-it com os mesmos dizeres acima.

Esse tipo de prática está em desuso hoje, já que as compras a prazo normalmente tem se usado o cartão de crédito para fazer o parcelamento e os pagamentos futuros. Mas em negociações mais particulares ainda é possível encontrar este tipo de prática.

O que é cheque cruzado?

Um cheque cruzado é aquele em que o emitente faz dois riscos em paralelo no documento e desta forma ele só será pago mediante o depósito em conta, não sendo possível fazer a troca dele por dinheiro na boca do caixa, como pode acontecer com um cheque normal que não esteja cruzado.

O cheque cruzado é muito usado inclusive como uma forma de dar maior segurança, pois caso ele seja furtado, por exemplo, a pessoa terá de depositar em uma conta, facilitando assim a sua identificação.

O que é cheque administrativo?

O cheque administrativo é um documento emitido pelo próprio banco para ser usado em situações especiais, como por exemplo quando houver uma transação comercial de alto valor. Neste caso o banco faz a emissão do documento e o pagamento deste cheque é garantido. Mas ele está em desuso atualmente pelo fato de existir formas mais adequadas para essas situações como as transferências eletrônica de fundos via TED, por exemplo.

O que é cheque OK?

Cheque OK é na verdade um serviço particular que oferece proteção ao crédito para empresas, lojistas e outras pessoas que necessitam receber cheques e outras operações de crédito. Então não é nenhum nome aplicado ao uso propriamente dito do cheque.

O que é cheque Express

Cheque Express é o nome de uma empresa que oferece diversos serviços na área financeira, como consultas de crédito, correspondente bancário, database marketing, cartões de crédito, rede eletrônica de pagamentos, entre outros.


 
Veja também: