Cheque devolvido motivo 21 33 e 70

Veja neste artigo, uma série de perguntas e respostas sobre o significado de devolução de cheques e cada código de devolução, especialmente os códigos 21, 33 e 70. Entenda este processo que ocorre nos bancos.

» Página Inicial

Ter um cheque devolvido é uma coisa que desagrada qualquer pessoa, afinal quando você emite um cheque, espera que o pagamento seja feito, mas quando ele é devolvido, um sinal amarelo aparece e surge imediatamente a preocupação do que pode ter acontecido, bem como as medidas que precisaram ser tomadas para solucionar o problema.

O que é devolução de cheques?

É um processo que ocorre em um banco quando um cliente correntista emite um cheque, o mesmo é depositado na conta de outra pessoa, mas por alguma razão o banco decidiu não compensar ou pagar o cheque. Neste caso ele é devolvido para a pessoa que depositou e será informado o motivo da devolução através de uma sequência de códigos.

Cheque sem fundo motivo 21, 33 e 70

Desta forma a primeira parte da solução do problema é saber qual foi o código de devolução, pois este indicará o motivo e como todas as coisas que fazemos na vida, antes de propor qualquer solução, é preciso primeiro compreender a razão ou a causa para que possamos tomar uma medida efetiva.

Sendo assim, segue abaixo a relação dos códigos de devolução de cheques definidos pelo Banco Central do Brasil e os seus respectivos significados para que você tenha ciência, caso algum problema de devolução aconteça na sua conta.

O que é o motivo 21?

Os códigos no intervalo de 20 a 30 e mais o 70 indicam que houve impedimento ao pagamento do mesmo. O 21, por exemplo, indica que o cheque está sustado ou revogado. Isto pode acontecer quando uma pessoa perde um cheque ou quando ele é roubado ou furtado. Nessas ocasiões, o correntista susta o cheque no banco, impedindo o seu pagamento, caso ele seja apresentado. Outra razão em que o documento pode ser sustado é no caso de desacordo comercial.

O que é o motivo 33?

Códigos no intervalo de 31 a 35 indica que houve irregularidade com o documento. O 33, por exemplo, indica divergência de endosso.

O que é o motivo 70?

O código 70 está dentro do primeiro grupo mostrado no início, referente ao impedimento ao pagamento. Neste caso ele significa que houve sustação ou revogação provisória.

Quais os demais códigos mais comuns?

Embora exista uma lista grande, os mais comuns são os seguintes:

Como consultar a lista completa?

De acordo com este documento disponível no site do Banco Central do Brasil, a relação completa de todos os códigos de devolução e seus respectivos significados, são os seguintes:

I. Cheque sem provisão de fundos

II. Impedimento ao pagamento

III. Cheque com irregularidade

IV. Apresentação indevida

V. Emissão indevida

VI. A serem empregados diretamente pela instituição financeira contratada


 
Veja também: