Cheque devolvido motivo 21 33 e 70

Veja nesta FAQ é que significa a devolução de cheques e cada código de devolução, especialmente os códigos 21, 33 e 70. Entenda este processo que ocorre nos bancos.

» Página Inicial

O que é devolução de cheques?

É um processo que ocorre em um banco quando um cliente correntista emite um cheque, o mesmo é depositado na conta de outra pessoa, mas por alguma razão o banco decidiu não compensar ou pagar o cheque. Neste caso ele é devolvido para a pessoa que depositou e será informado o motivo da devolução através de uma sequência de códigos.

Cheque sem fundo motivo 21, 33 e 70

O que é o motivo 21?

Os códigos no intervalo de 20 a 30 e mais o 70 indicam que houve impedimento ao pagamento do mesmo. O 21, por exemplo, indica que o cheque está sustado ou revogado. Isto pode acontecer quando uma pessoa perde um cheque ou quando ele é roubado ou furtado. Nessas ocasiões, o correntista susta o cheque no banco, impedindo o seu pagamento, caso ele seja apresentado. Outra razão em que o documento pode ser sustado é no caso de desacordo comercial.

O que é o motivo 33?

Códigos no intervalo de 31 a 35 indica que houve irregularidade com o documento. O 33, por exemplo, indica divergência de endosso.

O que é o motivo 70?

O código 70 está dentro do primeiro grupo mostrado no início, referente ao impedimento ao pagamento. Neste caso ele significa que houve sustação ou revogação provisória.

Quais os demais códigos mais comuns?

Embora exista uma lista grande, os mais comuns são os seguintes:

Como consultar a lista completa?

No site do Banco Central do Brasil existe um link com uma tabela completa de todos os códigos e seus respectivos significados. Para acessar, clique no seguinte link: https://www.bcb.gov.br/pom/spb/Estatistica/Port/tabdevol.pdf


 
Veja também: