Cheque em custódia ou custodiado e administrativo

Você sabe o que é a custódia ou o armazenamento de cheques, quem faz este serviço e quando ele pode ser considerado útil. Veja também sobre o cheque administrativo.

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Muitas pessoas acreditam que o uso dos cheques esta em seu fim. Com a popularização das diversas formas de pagamento em cartão de crédito, débito e transferências online, os consumidores estão cada vez menos dando preferência aos cheques em suas transações.

Essa despopularizarão se dá principalmente pela menor segurança oferecida pelos cheques e maior possibilidade de sofrerem alterações, como fraudes e falsificações, além da praticidade oferecida pelas outras formas de pagamento.

Por outro lado, os cheques ainda são utilizados em larga escala, especialmente em compra de bens de alto valor, como imóveis e automóveis e, por isso, diversos comerciantes ainda trabalham com grandes fluxos de cheques. Para oferecer maior praticidade e segurança a essas pessoas, existe o serviço de custódia de cheques.

O que é custódia de cheques?

Documento de cheque

A Custódia de Cheques é um serviço oferecido pelos bancos para dar maior segurança e praticidade no armazenamento e gerenciamento de cheques. O Banco guarda os cheques, oferecendo a segurança contra possíveis roubos, furtos, perdas ou avarias causadas por acidentes.

Além do armazenamento, os bancos também se responsabilizam por realizar os devidos depósitos nas datas indicadas de forma automática na conta corrente do beneficiário em questão.

É um serviço bastante prático e que pode ser contratado em qualquer banco onde o proprietário dos títulos possua conta. Para a realização dos serviços, são cobradas tarifas que, em situações de grande fluxo de cheques, compensam a execução.

Para utilizar a custódia de cheques, é preciso que a solicitação seja feita ao banco. Após a ativação do serviço, os cheques podem ser depositados nos caixas eletrônicos, desde que estejam nominais ao correntista e cruzados em favor ao Banco em questão. Nos próprios bancos há o fornecimento de envelopes específicos para o depósito de cheques em custódia.

Cheques administrativos

Os cheques Administrativos são outra forma de garantir a segurança ao comerciante. Nesse caso, a segurança do pagamento integral do valor creditado. Utilizados amplamente em transações de alto valor, os cheques administrativos são emitidos pelos próprios bancos, em vez da pessoa física, garantindo o saque ou depósito do valor na data estipulada.

Para ter um cheque administrativo, o cliente deverá ir a qualquer banco e solicitar o serviço, que será cedido desde que a instituição tenha a garantia de fundos para aquele valor. Ao contrário dos cheques normais, os cheques administrativos são debitados no momento da emissão, e não do saque, por isso, é importante que o correntista tenha os fundos já disponíveis em conta.


 
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