Cheque especial: Conceito, juros, vantagens e desvantagens

Saiba o que é cheque especial, quais as taxas de juros são cobradas por ele, quem pode usar este recurso bancário, bem como as vantagens e desvantagens

» Página Inicial

Quando você entra em uma situação de precisar usar mais dinheiro do que tem disponível, no momento, em sua conta bancária e chega a ficar com o saldo devedor e negativo, significa que você entrou no cheque especial.

Neste texto trouxemos informações relevantes sobre o cheque especial, bem como o seu conceito, o que é, quais são as taxas de juros cobradas pelos bancos, suas vantagens e desvantagens e até quem pode utilizar deste recurso. Vamos lá saber um pouco mais?

O que é cheque especial?

No sistema financeiro bancário brasileiro, o popular cheque especial é o nome dado ao crédito que o banco dá ao cliente caso ele tenha necessidade de realizar pagamentos ou transferências em sua conta, quando não tem fundos disponíveis.

Ao abrir uma conta corrente é comum o banco oferecer esse crédito que ficará sempre vinculado a conta e poderá ser usado a qualquer momento. Basicamente e a critério da instituição, ele pode ser oferecido em dois momentos:

Cheque especial

Quais são as taxas de juros?

Os juros do cheque especial são famosos por serem os mais caros do mercado, já que o crédito, normalmente, é pré-aprovado, isto é, está disponível e fica no aguardo de eventualidades financeiras para ser utilizado pelos clientes dos bancos. Outra justificativa para a alta cobrança de juros é que o dinheiro é emprestado sem garantia alguma.

Algumas instituições bancárias têm por costume demorar cerca de 10 dias para iniciar a cobrança de juros pela utilização do cheque especial. Isso quer dizer que se você conseguir quitar rapidamente o que pegou emprestado não terá problemas, mas caso chegue no 11° dia sem pagar, será cobrado pelos 11 dias e não apenas por um. Fique atento!

Vantagens e desvantagens

Conheça algumas vantagens e desvantagens desta modalidade de empréstimo de dinheiro rápido:

Vantagens

Desvantagens

Perda do limite

O cheque especial é uma linha de crédito e portanto a sua permanência dependerá basicamente do cliente manter as condições necessárias para tal. Existem casos em que o limite poderá ser reduzido ou mesmo extinto se o cliente tiver algum tipo de problema que favorece o banco a tomar ações neste sentido.

As principais causas que podem ocasionar a diminuição, bem como a perca do limite são as seguintes:

contudo é importante destacar que cabe ao banco decidir e não há uma regra clara de quando isso poderá ocorrer. Geralmente os gerentes conhecem os clientes e podem tomar decisões personalizadas.


 
Veja também: