Cheque pré-datado, pós-datado ou bom para

» Página Inicial

Para compreender as denominações de um cheque pré datado, pós datado ou ainda entender a expressão “cheque bom para”, vamos fazer uma rápida explicação do que é um cheque e como é o seu funcionamento.

Quando você passa um cheque, nada mais é do que passar uma ordem de pagamento para uma pessoa. Esse pagamento pode ocorrer de duas formas: à vista ou através de uma titulação de crédito.

As pessoas envolvidas na transação são o emissor, que será a pessoa que passará o cheque; o beneficiário, que é aquele que receberá o valor do cheque emitido; e por fim temos o sacador, que é a instituição bancária na qual o dinheiro está depositado para que seja feito o saque.

Vale lembrar que nem todos os estabelecimentos são obrigados a aceitarem seu cheque. A moeda corrente ou a cédula de real, sim, porém o cheque pode ter ou não a aceitação pelo dono do local, vale conferir antes de tentar passar. A seguir você vai entender mais sobre os temas supra citados.

Por fim ainda é importante ressaltar que um cheque é uma ordem de pagamento a vista e mesmo que esteja pré-datado, quem o recebeu poderá depositá-lo e se tiver fundos ele será pago. Então, colocar o documento para ser compensado ou descontado em data futura é mais um mecanismo que funcionará na confiança de quem o recebeu.

folha de cheque

O que é um cheque pré-datado, pós datado ou bom para?

Apesar de terem nomenclaturas diferentes, o sentido dessas três situações são bem parecidas. Em todas elas a pessoa irá efetuar cobrança do valor em uma data futura, ou seja, a folha de cheque será emitida com uma determinada data, mas haverá uma outra data mais à frente para que aí sim o cheque venha ser requerido pelo beneficiário.

Essa é uma prática comum, porém não está regulamentada pelos direitos econômicos, sendo preciso tomar algumas medidas de cuidado para não sofrer penalizações. A seguir veja algumas dicas.

Cuidados

Um passo muito importante e o primeiro ser realizado é o de preenchê-lo você mesmo, pois assim você poderá colocar a melhor data para saque do valor. Se acaso for feito o cheque por uma máquina no estabelecimento, peça para que a pessoa escreva a expressão “bom para”. Mas se não for possível, solicite uma nota fiscal para acompanhar as datas que serão descontados.

Onde posso utilizar meu cheque pré-datado?

Cheque é sinônimo de ordem de pagamento, sendo assim, você pode utilizá-lo em qualquer lugar, desde que o mesmo aceite esse tipo de pagamento, pois não são obrigados. Além disso, você utilizará este cheque para compras parceladas, que não puderam ser feitas no cartão.

Basicamente os principais usos são:

Novos tempos

Com a popularização do uso do cartão de crédito para compras a prazo e também com o uso do cartão de débito para pagamentos a vista, o uso de cheque pré-datado tem sido cada vez menos usado e certamente seu uso tende a diminuir ainda mais.

De certa forma isto é bom, já que o cheque pré-datado não é bom nem para quem oferece, como para quem recebe, assim, alternativas como as citadas acima acabem sendo mais adequadas a todos.


 
Veja também: