Cheque visado e em branco, endossado e ao portador

Perguntas e respostas sobre cheque visado, cheque em branco, endossado e ao portador. Veja a definição de cada um deles e para que eles servem. Veja o artigo explicativo.

» Página Inicial

O que é cheque visado?

Um cheque visado ocorre quando o banco atesta ou certifica que a conta tem fundos suficiente para o seu pagamento. Neste caso ocorrerá um carimbo, assinatura do gerente ou outro equivalente que ateste a existência de fundos e portanto a garantia do seu pagamento.

O cheque visado é uma prática não muito conhecida, mas importante principalmente para a utilização de cheque s de alto valor. Em linhas gerais, o cheque visado é aquele cujos fundos são garantidos pelo banco emitente.

Nesse caso, o banco coloca no cheque um carimbo ou a assinatura do gerente responsável visando a garantia dos recursos, que são, nesse caso, descontados da conta do emitente. Esses cheques possuem uma maior garantia, porém, para que seja visado, o cheque deverá ser nominal e ainda não endossado.

Caso o prazo de compensação do cheque seja excedido, o dinheiro retirado da conta emitente é novamente devolvido e a garantia do banco perde o seu valor, logo, o cheque retorna ao seu e estado normal.

Os cheques visados possuem uma garantia maior, porém, deve-se ter muita atenção com o prazo de compensação, para que essa segurança não se perca.

O que é cheque em branco?

folha de cheque

Pode significar duas coisas. No sentido correto na da mais é do que uma folha de cheque que ainda não foi preenchido e portanto ainda não foi feito a sua utilização. Neste caso dizemos que é cheque em branco pelo fato de não ter sido preenchido como ocorre no seu uso.

De maneira figurada ele pode significar uma confiança muito grande depositada em uma pessoa e neste caso dizemos que estamos dando um cheque em branco no sentido de confiar plenamente naquela pessoa.

O que é cheque endossado?

Cheque endossado ocorre quando você recebe um cheque nominal e passa ele para outra pessoa. Neste caso como ele está nominal a você é necessário fazer o endosso no verso dele para que a pessoa possa depositar na conta dela.

Se ao emitir um cheque o emitente não quiser que o beneficiário endosse o cheque, basta escrever após o nome do beneficiário, a expressão “não à ordem”, ou “não-transferível”, ou “proibido o endosso”, ou outra equivalente.

O que é cheque ao portador?

Cheque ao portador é uma expressão usada para situações em que o documento não é nominal, ou seja, quando não se preenche o nome do beneficiário no campo próprio e desta forma, qualquer pessoa que pegar o cheque poderá descontá-lo ou depositar em sua própria conta, pois não foi indicado quem é o beneficiário, portanto ele é ao portador do cheque.

Observação: Para valores acima de R$ 100,00 o cheque deve ser obrigatoriamente nominal.

O cheque ao portador pode ser descontado no caixa por qualquer pessoa?

Sim. Este tipo de cheque pode ser levado ao caixa do banco e descontado por qualquer pessoa. O próprio nome já diz: pague o valor indicado ao portador do documento, no caso o cheque.

O que é um cheque nominal?

O cheque nominal é aquele que ao preencher o cheque o emitente já coloca o nome da pessoa que será beneficiária. Como explicado na pergunta anterior, este tipo de cheque agora é obrigatório para valores acima de R$ 100,00, sob pena de serem devolvidos caso não seja nominal. Para fazer um cheque nominal basta colocar o nome da pessoa no campo "a".

O que é cheque cruzado?

Cheque cruzado é um cheque que só pode ser depositado em uma conta bancária, para cruzar um cheque basta colocar dois traços diagonais no mesmo, se não houver nenhum preenchimento nos traços ele poderá ser depositado em qualquer instituição bancária chama-se cruzado em branco. Caso tenha o nome de um banco especifico ele só poderá ser depositado nele, chama-se este tipo de cruzado em preto ou cruzado especial.

O cheque pode ser a prazo?

Não. Ele é um documento para pagamento a vista, isto é, uma vez emitido o seu pagamento pelo banco será no momento em que ele for apresentado. Contudo é uma prática comercial pré-datar cheques, mas isto só tem valor se a pessoa que recebeu respeitar a data para apresentação no banco. Se porventura ele apresentar o cheque antes da data combinada e havendo fundos, o banco irá fazer o pagamento.


 
Veja também: