Cheque visado e em branco, endossado e ao portador

Um cheque é um documento de ordem de pagamento a vista que uma pessoa emite em favor de outra. Quando uma pessoa abre uma conta em um banco para movimentação financeira (conta-corrente), além do cartão de débito ele recebe também um talonário de folhas de cheques em branco. Quando ele fizer uma compra ou quiser pagar um determinado débito, basta preencher uma daquelas folhas com o valor desejado e desta forma ele está dizendo para a pessoa que recebeu que basta ir ao banco retirar aquele valor ali mencionado.

Mas existem vários tipos de cheques ou existem diversas formas de utilizá-lo que acaba assumindo nomes ligeiramente diferentes, como veremos em alguns dos exemplos abaixo:

Folha de cheque

O que é cheque visado?

Um cheque visado ocorre quando o banco atesta ou certifica que a conta tem fundos suficiente para o seu pagamento. Neste caso ocorrerá um carimbo, assinatura do gerente ou outro equivalente que ateste a existência de fundos e portanto a garantia do seu pagamento.

O cheque visado é uma prática não muito conhecida, mas importante principalmente para a utilização de cheque s de alto valor. Em linhas gerais, o cheque visado é aquele cujos fundos são garantidos pelo banco emitente.

Nesse caso, o banco coloca no cheque um carimbo ou a assinatura do gerente responsável visando a garantia dos recursos, que são, nesse caso, descontados da conta do emitente. Esses cheques possuem uma maior garantia, porém, para que seja visado, o cheque deverá ser nominal e ainda não endossado.

Caso o prazo de compensação do cheque seja excedido, o dinheiro retirado da conta emitente é novamente devolvido e a garantia do banco perde o seu valor, logo, o cheque retorna ao seu e estado normal.

Os cheques visados possuem uma garantia maior, porém, deve-se ter muita atenção com o prazo de compensação, para que essa segurança não se perca.

O que é cheque em branco?

folha de cheque

Pode significar duas coisas. No sentido correto na da mais é do que uma folha de cheque que ainda não foi preenchido e portanto ainda não foi feito a sua utilização. Neste caso dizemos que é cheque em branco pelo fato de não ter sido preenchido como ocorre no seu uso.

De maneira figurada ele pode significar uma confiança muito grande depositada em uma pessoa e neste caso dizemos que estamos dando um cheque em branco no sentido de confiar plenamente naquela pessoa.

O que é cheque endossado?

Cheque endossado ocorre quando você recebe um cheque nominal e passa ele para outra pessoa. Neste caso como ele está nominal a você é necessário fazer o endosso no verso dele para que a pessoa possa depositar na conta dela.

Se ao emitir um cheque o emitente não quiser que o beneficiário endosse o cheque, basta escrever após o nome do beneficiário, a expressão “não à ordem”, ou “não-transferível”, ou “proibido o endosso”, ou outra equivalente.

O que é cheque ao portador?

Cheque ao portador é uma expressão usada para situações em que o documento não é nominal, ou seja, quando não se preenche o nome do beneficiário no campo próprio e desta forma, qualquer pessoa que pegar o cheque poderá descontá-lo ou depositar em sua própria conta, pois não foi indicado quem é o beneficiário, portanto ele é ao portador do cheque.

Observação: Para valores acima de R$ 100,00 o cheque deve ser obrigatoriamente nominal.

O cheque ao portador pode ser descontado no caixa por qualquer pessoa?

Sim. Este tipo de cheque pode ser levado ao caixa do banco e descontado por qualquer pessoa. O próprio nome já diz: pague o valor indicado ao portador do documento, no caso o cheque.

O que é um cheque nominal?

O cheque nominal é aquele que ao preencher o cheque o emitente já coloca o nome da pessoa que será beneficiária. Como explicado na pergunta anterior, este tipo de cheque agora é obrigatório para valores acima de R$ 100,00, sob pena de serem devolvidos caso não seja nominal. Para fazer um cheque nominal basta colocar o nome da pessoa no campo "a".

O que é cheque cruzado?

Cheque cruzado é um cheque que só pode ser depositado em uma conta bancária, para cruzar um cheque basta colocar dois traços diagonais no mesmo, se não houver nenhum preenchimento nos traços ele poderá ser depositado em qualquer instituição bancária chama-se cruzado em branco. Caso tenha o nome de um banco especifico ele só poderá ser depositado nele, chama-se este tipo de cruzado em preto ou cruzado especial.

O cheque pode ser a prazo?

Não. Ele é um documento para pagamento a vista, isto é, uma vez emitido o seu pagamento pelo banco será no momento em que ele for apresentado. Contudo é uma prática comercial pré-datar cheques, mas isto só tem valor se a pessoa que recebeu respeitar a data para apresentação no banco. Se porventura ele apresentar o cheque antes da data combinada e havendo fundos, o banco irá fazer o pagamento.

Existe cheque a prazo ou pré-datado?

Na prática sim, afinal é muito comum encontrarmos esta prática nas negociações comerciais, contudo o Banco Central do Brasil não reconhece o cheque pré-datado e caso o portador do documento leve ele até o banco, antes do vencimento combinado, ele será pago, pois é um documento de pagamento a vista.

Para fazer um cheque pré-datado basta colocar no rodapé do mesmo a expressão: "Bom para xx/xx/xxxx", substituindo os x pela data em que ele deverá ser apresentado ao banco. Outra forma usado por algumas empresas é colocar no rodapé da folha um post-it com os mesmos dizeres acima.

Esse tipo de prática está em desuso hoje, já que as compras a prazo normalmente tem se usado o cartão de crédito para fazer o parcelamento e os pagamentos futuros. Mas em negociações mais particulares ainda é possível encontrar este tipo de prática.

O que é cheque cruzado?

Um cheque cruzado é aquele em que o emitente faz dois riscos em paralelo no documento e desta forma ele só será pago mediante o depósito em conta, não sendo possível fazer a troca dele por dinheiro na boca do caixa, como pode acontecer com um cheque normal que não esteja cruzado.

O cheque cruzado é muito usado inclusive como uma forma de dar maior segurança, pois caso ele seja furtado, por exemplo, a pessoa terá de depositar em uma conta, facilitando assim a sua identificação.

O que é cheque administrativo?

O cheque administrativo é um documento emitido pelo próprio banco para ser usado em situações especiais, como por exemplo quando houver uma transação comercial de alto valor. Neste caso o banco faz a emissão do documento e o pagamento deste cheque é garantido. Mas ele está em desuso atualmente pelo fato de existir formas mais adequadas para essas situações como as transferências eletrônica de fundos via TED, por exemplo.

O que é cheque OK?

Cheque OK é na verdade um serviço particular que oferece proteção ao crédito para empresas, lojistas e outras pessoas que necessitam receber cheques e outras operações de crédito. Então não é nenhum nome aplicado ao uso propriamente dito do cheque.

O que é cheque Express

Cheque Express é o nome de uma empresa que oferece diversos serviços na área financeira, como consultas de crédito, correspondente bancário, database marketing, cartões de crédito, rede eletrônica de pagamentos, entre outros.

Veja também:

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.