Como economizar dinheiro e conseguir dinheiro

Perguntas e respostas sobre como economizar dinheiro e também como conseguir dinheiro extra. Compras, celular, carro, casa, roupas e outras coisas podem ser fontes de economia.

» Página Inicial

Por que é necessário economizar dinheiro?

“As necessidades são infinitas, os recursos são finitos”. Esta importante definição da economia responde bem a esta pergunta, ou seja, nossas necessidades não têm fim, o que indica que quando tivermos tudo que precisarmos, novas necessidades surgirão, mas os recursos financeiros e outros são limitados, ou seja, não teremos dinheiro para tudo. Logo é preciso administrar e economizar para as prioridades.

Algumas pessoas acham que sim, mas creio que seja simples e não há muito segredo ou mistério envolvido nisso. Há regras simples e fácil de colocar em prática que irão ajudar você a ter mais dinheiro no final do mês ou no final do ano. Isto vale para qualquer pessoa, afinal, todos podem economizar de alguma forma.

Como economizar dinheiro?

Moeda Real

Esta é uma pergunta de valor inestimável, necessária e cuja resposta pode variar bastante. Nesta FAQ apresentaremos algumas soluções para você economizar dinheiro e também algumas formas para conseguir mais.

Compras de supermercado

Se você é chefe de família, sabe o quanto as compras de supermercado são significativas no orçamento doméstico. Houve uma época em que eu coloquei em prática um método bastante simples de economia na compra do mês. Eu fazia assim: Colocava no papel a lista de compras e selecionava quatro supermercados. Ia no primeiro e consultava todos os preços, depois no segundo, terceiro e finalmente no último. Depois disso em passava em todos novamente em ordem inversa comprando apenas os produtos com melhor preço naquele supermercado. A Economia é enorme se você fizer isso. Não fiz mais porque minha esposa achou muito trabalhoso.

Conta de água

Também apliquei alguns métodos de economia na conta de água. Comprei um tambor de 240 litros e uso ele para armazenar a água que sai da máquina de lavar roupas. Você não imagina o quanto de água essas máquinas usam. Com isso, uso ela para lavar o quintal, regar plantas e outros usos. Embora ainda não esteja em uso, mas criei outro método também para economia de água. Coloquei duas caixas de água, sendo uma delas exclusivas para as descargas dos vasos e para uso no quintal e jardim. Pretendo construir uma piscina em casa e quero aproveitar a água da chuva para encher a piscina e ao mesmo tempo vou colocar uma bomba para tirar a água da piscina e encher essa caixa de água que uso na descarga.

Conta de luz

Para a conta de luz o método usado foi trocar todas as lâmpadas (ou quase todas) para os modelos de LED. Além disso a troca da geladeira por um modelo novo e econômico também foi significativo. Ao comprar aparelhos de ar condicionado, fiquei muito atendo na questão de economia de energia, escolhi modelos mais econômicos e fiz o dimensionamento correto da quantidade de BTUs.

Com carro

O carro é outro que consome muita grana, as vezes desnecessário. Primeiro, se seu carro é flex é preciso sempre fazer o cálculo para verificar se é melhor abastecer na gasolina ou álcool. Veja aqui como fazer. Segundo que é preciso pesquisar o preço do combustível. Depois é necessário ficar atento às leis de trânsito para evitar multas e por último é preciso ter um carro mais novo e que dê menos manutenção.

Comida fora de casa

Comer fora de casa é bom, prático e divertido, mas é caro. Portanto a regra aqui é simples. Evite. Se não for possível é preciso ficar atendo ao que come e onde come. Tem lugares por ai vendendo comida a R$ 60,00 o kg. Vá em um supermercado com R$ 60,00 e veja a quantidade de alimentos você consegue comprar.

Celular e conta telefônica

Até o celular agora entrou na fila dos que consome nossos suados recursos financeiros. A motivação é a constante necessidade de trocar de aparelho. Vamos ser sinceros, você precisa mesmo disso? Compre um bom aparelho e case com ele. Simples.

Roupas e sapatos

Vá ao seu guarda-roupas e veja quantos pares de sapado você tem. Eu tenho dois pares de sapado, dois pares de tênis e um par de chinelo do tipo havaianas. Ouvi dizer que algumas pessoas, especialmente mulheres chegam a ter 50 pares de sapato. Será que isso é verdade? Quanto custa manter isso? Sim, por que se você tem 50 hoje, nada indica que você irá parar de comprar. E roupas? O que você realmente precisa? Pare de comprar o que não precisa e economize uma nota preta nisso.

Saúde e educação

Mude para a Noruega, pois lá você terá educação e saúde de graça e de altíssima qualidade. Bom, acho que esta não é uma opção né? Então, o que podemos fazer por aqui em termos de saúde e tentar evitar doenças. Como? Alimentando-se bem e praticando exercícios físicos. Se você analisar bem, notará que boa parte das doenças estão relacionadas com esses dois itens.

Quanto a educação, nem sempre o mais barato é o melhor, mas como professor noto que muitas pessoas escolhem errado o curso, a faculdade e acabam gastando dinheiro em algo que elas não têm perfil ou não tem a menor disposição de se dedicar à aquilo que está estudando. Um curso técnico, faculdade, pós-graduação é caro e os resultados precisam valer a pena.

Como conseguir mais dinheiro?

Se economizar é importante, conseguir formas de alavancar seus ganhos também é. Afinal, vale a velha relação entre receita e despesas. Desta forma, algumas dicas podem ser úteis:


 
Veja também: