Como enviar ou fazer remessa de dinheiro para o exterior

Você sabe qual é o procedimento para enviar ou fazer remessa de dinheiro para o exterior? Veja os procedimentos para a operação de envio de dinheiro para outro país.

» Página Inicial

Hoje em dia com a globalização e a facilidade de compras e negociação em todo o mundo pelo menos uma vez na vida você precisará fazer uma remessa de dinheiro para o exterior.

Há vários exemplos em que isso é necessário, seja para pagar um aluguel adiantado de uma casa de temporada que você tenha alugado em outro país ou até mesmo para você que vai enviar dinheiro para alguém, ou estuda fora ou tem filhos que estuda fora.

Existem várias possibilidades de envio de dinheiro em diversas casas de câmbio e agências bancárias. É essencial que você escolha uma destas que seja idônea, pois um negócio mal feito pode dar dor de cabeça que podem durar anos.

Para ajudá-lo a fazer um bom negócio e fazer uma remessa de dinheiro para o exterior de forma segura abaixo está listado algumas agências em que você pode confiar.

Do exterior para o Brasil

Moeda europeia Euro

Abaixo segue dicas que como pode ser realizada a transferência de dinheiro do Exterior para o Brasil.

Remessa feita por ordem de pagamento

A remessa pode ser feita por ordem de pagamento, dessa forma é necessário fazer a operação de câmbio no Brasil. Caso você esteja no exterior e queira enviar dinheiro para o Brasil, você deve procurar uma agência bancária ou outra instituição que transfira os recursos.

O banco ou a instituição escolhida faz a remessa para o Brasil diretamente na conta do beneficiário ou em uma agência de câmbio.

As remessas podem ser feitas online uma vez que você pode realizar uma transferência bancária. E a mesma dar origem a uma ordem de pagamento.

Remessa por meio de cartão internacional

Cartão de crédito

As agências da Caixa Econômica Federal e alguns outros bancos aqui no Brasil aceitam remessas de valores de brasileiros no exterior por meio do cartão emitido no exterior.

O valor é transferido para reais e o mesmo pode ser depositado na conta corrente ou poupança do próprio remetente no Brasil, caso queira, o valor também pode ser depositado na conta de outro beneficiário, o valor também pode ser recebido em dinheiro no total de até 10 mil reais.

De maneira simplificada é assim, quem irá enviar o dinheiro procura uma instituição ou uma agência bancária no exterior por telefone, pela internet ou pessoalmente. O beneficiário recebe o dinheiro em uma agência bancário no Brasil ou em uma instituição de câmbio.

Remessa pelos Correios

Os Correios também estão autorizados a realizar esse tipo de serviço e funciona como uma transferência de dinheiro internacional. A transferência do dinheiro é feita eletronicamente.

Quem envia o dinheiro deve ir pessoalmente a uma agência dos Correios no exterior para realizar a transação.

A pessoa que receberá o dinheiro no Brasil também receberá uma carta de notificação com o endereço do local que ela poderá receber o dinheiro

Há uma lista no site dos Correios com os países conveniados para realizar essa transação, no link: https://www.correios.com.br/para-voce/correios-de-a-a-z/vale-postal-eletronico-internacional, você pode conferir quais são os países.

Do Brasil para o Exterior

Abaixo segue dicas de como pode ser realizada a transferência de dinheiro do Brasil para o exterior.

Remessa por ordem de pagamento

Deve ser feita em moeda estrangeira. O remetente deve procurar uma agência bancária ou casa de câmbio para realizar essa operação. É necessário ter as informações do beneficiário para realizar a remessa, identificação, dados bancários e número IBAN.

De forma simplificada o remetente procura uma agência para realizar a transferência, a remessa do dinheiro é realizada, o beneficiário é notificado e pode receber o dinheiro.

Remessa pelos correios

O remetente deve comparecer a uma agência dos Correios para realizar a transferência. Vale lembrar que ter em mãos os dados bancários e a identificação da pessoa e endereço completo do mesmo. O câmbio será feito no ato da transferência o remetente pagará em reais.

A pessoa que receberá o dinheiro será notificada geralmente por uma carta que indicará o endereço da agência na qual poderá receber o dinheiro.

É necessário escolher uma instituição idônea e jamais realizar as transações de forma paralela em empresas não autorizadas pelo Banco Central, isso é para que você possa realizar as transações da forma mais segura possível.


 
Veja também: