Como funciona a economia do mercado comum europeu?

Condições de trabalho, normas sanitárias e controles básicos, regulamentação do mercado financeiro, política comercial com países terceiros, entre outros aspectos sociais e econômicos que regem a economia da Europa.

» Página Inicial

A União Europeia é uma associação econômica e política formada por 28 países da Europa, que delegaram parte de sua soberania a instituições comuns para tomar decisões democraticamente em questões de interesse comum.

Um mercado comum europeu é um acordo entre varias países pertencentes a Europa, a fim de garantir a livre circulação e troca de bens, serviços e fatores de produção entre suas fronteiras.

No mercado comum europeu, os países membros concordaram em eliminar, entre eles, barreiras tarifárias, restrições ao movimento de pessoas, investimentos ou transferências e obstáculos ao estabelecimento de empresas. Ao mesmo tempo, políticas econômicas comuns são acordadas para aumentar o crescimento conjunto.

União europeia

Características do mercado comum europeu

As características essenciais de um mercado comum europeu são as seguintes:

Aspectos do acordo do mercado comum europeu

Para chegar a um acordo sustentável, os países membros mercado comum europeu tiveram de negociar e concordar com vários aspectos das suas relações, como que:

Vantagens e desvantagens do mercado comum europeu

Entre as vantagens que o mercado comum europeu tem estão:

Entre as desvantagens do mercado comum europeu estão:

Os países membros sacrificam a liberdade individual para alcançar acordos com outros países.

O processo de negociação dos acordos necessários para apoiar o mercado comum europeu pode ser longo e complexo.

Alguns países membros podem violar alguns dos acordos, o que exigirá um esforço de controle e sanção para manter a estabilidade do sistema.

Alguns números mercado comum europeu

Mercado comum europeu é composto por: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Suécia.

Possui cerca de 500 milhões de pessoas e 21 milhões de pequenas e médias empresas, seu Produto Interno Bruto em 2014 foi de 13.920.541 milhões de euros.

A Grã-Bretanha iniciou um processo de saída do mercado comum europeu em 2016, conhecido como Brexit, porem devido a possíveis prejuízos que terá não conseguiu concluir.


 
Veja também: