O Orçamento Base Zero ou OBZ é a metodologia que ajuda a definir todos os gastos previstos nas diferentes áreas de uma empresa, com um orçamento para cada centro de custo a partir do zero, ignorando a média das despesas dos últimos anos para evitar desperdícios. Isso ajuda a analisar os excessos e as reais necessidades para operação.
Um orçamento de uma empresa ajuda a realizar o planejamento dos gastos, despesas com investimentos e as receitas de uma empresa. O seu objetivo é comparar os resultados esperados e criar estratégias para alcançar resultados, considerando a capacidade da empresa e o cenário econômico dela.
Ele ajuda a calcular estimativas de fluxos de caixas livres que são necessários para colocar em ação o modelo de avaliação na empresa e observar a evolução do valor da empresa conforme as mudanças que foram firmadas em sua estratégia.
Por meio do orçamento, é possível decidir sobre o financiamento/investimento para colocar em ação os planos operacionais e oferecer uma base para o conjunto de metas para controle de despesas/custos e nos planos de remuneração.
O Orçamento Base Zero (OBZ) é uma ferramenta estratégica que as empresas usam na elaboração de seu planejamento orçamentário em um determinado período de tempo por meio de uma base zerada, sem considerar receitas, custos, despesas e investimentos de exercícios anteriores.
Muitas empresas elaboram o seu orçamento na forma convencional, levando em consideração todos os gastos do último exercício, com a ideia de que serão necessários de novo e que todas as metas de receitas serão atingidas. Mas, as coisas podem não acontecer dessa forma, e o orçamento pode ficar inchado e desalinhado com a estratégia, sem uma análise detalhada e cuidadosa dos números.
O OBZ é importante nisso, pois ele analisa as premissas que estão ligadas a cada receita, despesas, custo ou investimento, levando em conta os planos e necessidades estratégicas da empresa, desconsiderando as bases históricas ou índices de reajuste, como no modelo tradicional, para só assim determinar as bases orçamentárias.
O Orçamento Base Zero não leva em consideração a média das despesas dos últimos, com análise individual de cada centro de custo. Cada área da empresa detalha todos os gastos previstos, começando do zero e acabando com os desperdícios.
Assim, é possível verificar excessos e avaliar quais as reais necessidades da operação da empresa. O foco é diminuir os custos, com alocação de recursos feita, se baseando nos objetivos e metas para uma avaliação mais criteriosa dos gastos.
Metodologia do Orçamento Base Zero conta com os seguintes princípios:
Ele proporciona uma fácil identificação das despesas e custos desnecessários de empresas que levam em conta o seu histórico, liberando um investimento em outros pontos que poderiam não serem percebidos.
O Orçamento Base Zero gera uma grande ampliação na visão estratégica dos gestores na organização e identificar os recursos para colocar os planos em prática.
Ele ajuda na alocação dos recursos de um jeito bem mais eficiente, na detecção dos orçamentos que estão inflados e na eliminação de processos que não agregam valor algum.
As decisões no Orçamento Base Zero são apoiadas nas necessidades e benefícios. Ao descobrir a restrição de recursos para áreas, os gestores acabam sendo mais estimulados a elaborar alternativas mais criativas para aplicar melhor o orçamento alcançado, com maior autonomia e responsabilidade pela tomada de decisões. Dos cortes podem surgir ideias inovadoras para resultados inesperados.