Como usar o simulador de investimento no Santander e outros bancos

Para fazer uma simulação para escolher as melhores opções com confiança, é preciso começar fazendo um cadastro inicial para definir qual tipo de investidor a pessoa é.

» Página Inicial

O simulador de investimentos é uma ferramenta que ajuda a fazer uma análise detalhada da vida financeira de alguém, observando as opções de produtos que cabem dentro do orçamento e quais os mais adequados. É uma consultoria virtual muito útil para quem está começando no mercado de investimento. Ele tenta reproduzir o cenário do mercado quase em tempo real em diferentes possibilidades de investimento para que uma pessoa possa escolher a opção mais interessante no momento de aplicar o dinheiro.

Resumindo é uma espécie de consultoria virtual para quem não tem a mínima ideia sobre por onde começar.

Como funciona

Simulador Santander

Para fazer uma simulação para escolher as melhores opções com confiança, é preciso começar fazendo um cadastro inicial para definir qual tipo de investidor a pessoa é. A partir disso, começa a simulação dos futuros lucros nas diferentes aplicações, como poupança, fundos de investimento, entre vários outros.

As possibilidades de investimento são vastas, por isso, é recomendável consultar as principais opções de simuladores disponíveis antes.

É preciso estabelecer o objetivo, que pode ser ter um imóvel, fazer uma viagem, ter o negócio próprio, investir na Bolsa de Valores, etc. Cada um vai ter seus custos diferentes.

Antes de começar, é fundamental ter uma preparação financeira, com uma reserva de emergência, guardando de três a seis salários. Somente depois de começar a poupar uma boa parte do dinheiro, é que pode começar a procurar um simulador de investimento para fazer uma operação de maior risco.

É bom começar a ter interesse um pouco mais sobre o mercado econômico, para já ir se habituando.

Simulador Santander

A Santander possui o seu próprio simulador online para os que são ou não clientes descobrirem qual o melhor investimento para seu perfil. É disponibilizado um formulário para fornecer as informações pessoais.

Conheça os simuladores do Santander aqui

Com o preenchimento é identificar o perfil de investidor e adequar os investimentos aos objetivos, situação financeira e conhecimento sobre eles. Se alguém deseja fazer investimentos de risco a sua carteira, é alertado, com seguimento da operação a seu critério.

Depois de responder algumas questões, aparece a classificação do entre: conservador, moderado, balanceado, arrojado e agressivo.

Outros bancos

Simuladores mais renomados no mercado, são:

Metas e objetivos

Antes de definir o investimento, é importante pensar no que realmente deseja fazer com o dinheiro que será investido em curto, médio e longo prazo. Dessa forma, é possível avaliar sonhos, objetivos e metas pessoais, priorizando cada um deles. Com isso, é mais fácil conseguir visualizar com maior clareza o tempo em que o dinheiro deve permanecer investido rentabilizando e o quanto é preciso investir.

Trabalhar objetivos envolve diversos fatores, por isso, uma boa ideia é usar o simulador como um grande fator na hora de tomar decisão com tudo já na balança, com uma análise do perfil, além da escolha dos melhores investimentos conforme todas as informações.


 
Veja também: