Conta poupança: Santander e Caixa, Itaú e Bradesco

Saiba como funciona a conta poupança nos principais bancos brasileiros, como o Santander, Caixa, Itaú e Bradesco. Entenda o rendimento, regras, vantagens e desvantagens.

» Página Inicial

O que é a conta poupança?

Primeiro é preciso fazer aqui uma observação para diferenciar o termo poupança no seu sentido correto e amplo de caderneta de poupança que é o objeto pelo qual esta FAQ se trata. O primeiro diz respeito a toda e qualquer estratégia que visa poupar e acumular dinheiro por um determinado período. Este termo é amplo e usado em inúmeras situações.

Já a caderneta de poupança ou a conta poupança, propriamente dita é uma forma de investimento disponível no Brasil e que pode ser contratado em todos os bancos comerciais do país.

Quais as vantagens dela?

É um investimento muito seguro e tradicional, sendo considerado muito conservador. Não incide imposto de renda e tem liquidez diária, isto é: estará sempre disponível para saque. Também conta a favor o fato de ser muito fácil de aplicar e resgatar o dinheiro, isto torna o investimento acessível a todas as pessoas, não necessitando de acompanhamento de especialistas.

Quais as desvantagens?

O rendimento é considerado por muitos como sendo baixo, sendo portanto uma modalidade pouco atrativa para quem busca melhores rentabilidades ou tem um perfil de investimento mais agressivo.

Quanto rende uma conta poupança?

Os rendimentos do dinheiro aplicado na conta poupança são variáveis, mas sempre positivos. Então, se uma pessoa aplicar 100 reais na poupança hoje, ela poderá, daqui 1 ano, resgatar seus 100 reais mais uma determinada quantia. Nunca irá perder dinheiro, apenas ganhar, ou continuar com o que foi aplicado, se não esperar tempo suficiente para o dinheiro render.

A poupança funciona da seguinte maneira: a pessoa aplica um determinado montante e, em um mês, ele rende de acordo com determinadas taxas. A primeira taxa que se deve conhecer é a chamada Taxa Referencial, ou TR. Essa taxa é estipulada pelo governo e, em julho de 2017, valia 0,06%. É uma porcentagem bastante baixa e ela sozinha não traria retornos significativos sobre os investimentos em poupança. Por esse motivo, ficou estipulado que o rendimento mínimo mensal da poupança deve ser a TR mais 0,5%. Dessa forma, se alguém aplicar 5 mil reais na poupança, em 5 anos poderá sacar cerca de R$1680 a mais, a depender da variação da TR (que pode chegar a até 0,2% em alguns meses).

Além disso, quando falamos em poupança, devemos levar em consideração a famosa taxa Selic. Selic significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia e trata-se de uma taxa importante para aqueles que desejam aplicar em contas poupança, pois, a depender do valor da Selic, os bancos podem oferecer rendimentos sobre uma porcentagem dessa taxa, ao invés de 0,5%.

Os bancos oferecem rendimentos de 70% da taxa Selic mais a TR, quando a Selic é igual ou inferior a 8,5% ao ano. A taxa anualizada da Selic em agosto de 2017 era de 9,25%. Como a Selic superou os 8,5%, a conta poupança tem o rendimento padrão da TR mais 0,5%.

Esses rendimentos são regidos pela lei 12.703 de 7 de agosto de 2012.

Conta poupança

Como abrir uma conta poupança no Santander?

Para quem já é cliente do Santander e tem acesso pelo Internet Banking, o investimento pode ser feito online. Caso contrário, basta procurar a gerência da agência mais próxima. Veja aqui as informações de como abrir conta poupança no Santander: https://www.santander.com.br/br/pessoa-fisica/santander-van-gogh/investimentos-e-previdencia/investimentos/poupanca

Como abrir uma conta poupança na Caixa?

A Caixa é o banco mais tradicional neste tipo de investimento.

Na Caixa Econômica, as pessoas que abrem uma conta poupança, sem ter uma conta corrente no banco, recebem um cartão com o número da conta e podem fazer depósitos e saques no caixa, sendo atendidas por bancários. Para saque, é necessário que a pessoa esteja portando um documento de identidade (RG).

É interessante saber que mesmo menores de idade podem abrir uma conta poupança, no entanto só poderão sacar o dinheiro nela aplicado quando acompanhados dos pais ou responsáveis legais.

Neste link você encontrará as informações necessárias para iniciar sua aplicação pela Caixa: https://www.caixa.gov.br/voce/poupanca-e-investimentos/poupanca/Paginas/default.aspx

Como abrir uma conta poupança no Banco Itaú?

Para quem deseja abrir uma conta poupança no Banco Itaú, deve acessar este endereço: https://www.itau.com.br/investimentos-previdencia/poupanca/ onde consta as informações necessárias para a abertura e manutenção da conta.

Como abrir uma conta poupança no Bradesco?

Para quem deseja abrir um poupança no Bradesco, deverá seguir as instruções desde link: https://banco.bradesco/html/classic/produtos-servicos/investimentos/poupanca.shtm que mostra os benefícios e a forma de fazer o investimento.

Como abrir uma conta poupança no Banco do Brasil?

Quem deseja abrir uma conta poupança no Banco do Brasil, e ainda não possui conta corrente no mesmo, deve dirigir-se à agência mais próxima de sua casa, portando documento de identidade (RG), CPF (não é obrigatório se o número já estiver escrito na carteira de identidade), comprovante de residência (talão de luz ou água) e comprovante de renda (holerites). Pessoas que não trabalhem e não tenham quaisquer fontes de renda também podem abrir uma conta poupança no Banco do Brasil.

Para aqueles que já possuem uma conta no banco, basta que transfiram o dinheiro da conta corrente para a conta poupança, aberta desde o cadastramento do correntista, ou façam o depósito direto na mesma. As transações (depósito e saque) podem ser feitas diretamente nos caixas eletrônicos. Depósitos podem ser efetuados também nos caixas convencionais. Os saques são realizados nos caixas convencionais com apresentação da identidade.

Para mais informações, consulte o site do Banco do Brasil.

Existem algumas dicas para o bom uso da conta poupança?

Sim. É bom atentar para o dia em que o dinheiro aplicado rende, porque a poupança não rende diariamente, como pensam alguns. Portanto, se foram depositados 5 mil reais no dia 5 do mês de setembro, é importante que, se for necessário sacar o dinheiro, a pessoa saque apenas após o dia 5 do mês de outubro, pois depois desse dia o dinheiro terá rendido, de acordo com as taxas de juros. Usando ainda esse exemplo, para sanar possíveis dúvidas, se o dia 5 cair num sábado, domingo ou feriado, o rendimento ocorrerá no próximo dia útil. Então, mesmo que, nesse caso, 25 reais seja pouco, melhor esperar um pouco mais e receber os juros do que sacar o dinheiro com pressa e inutilizar todo o tempo em que ele ficou aplicado.

Vale a pena abrir uma caderneta de poupança?

Se o objetivo é investir sem correr riscos, creio que seja sim uma modalidade a considerar. Mas se a pessoa está buscando rentabilidade, existem opções mais vantajosas, como os fundos de renda fixa, ações, tesouro direto e outras modalidades de investimentos.


 
Veja também: