Conta universitária e salário: Bradesco, Caixa, Itaú e Santander

Saiba como funciona a conta universitária e salário nos principais bancos brasileiros, como o Santander, Caixa, Itaú e Bradesco. Veja como abrir sua conta e as vantagens dela

» Página Inicial

A conta corrente é uma conta bancária onde o correntista (dono da conta) pode realizar diversas operações financeiras e movimentação de dinheiro. Ela é comum nos chamados bancos comerciais e visam operações como depósitos, saques, emissão e compensação de cheques, entre outras operações.

Mas a conta corrente pode ter algumas classificações dependendo da situação e dentre essas classificações duas delas são de grande importância: A conta salário e a universitária.

O que é conta salário?

Moeda Real

É também uma conta corrente, mas ela é usada exclusivamente para depósito de salário, não podendo ser usada para outros tipos de depósitos. Mas hoje a maioria dos bancos já operam com uma espécie de conta mista, que além de ser usada para recebimento de salários, também permite outras operações, como depósito e movimentação normal.

Muitas empresas optam por fazer o pagamento dos salários de seus colaboradores por conta salário. A conta salário é aberta pela empresa onde você trabalha e portanto cabe a ela definir isso. Caso o banco escolhido pela empresa não seja o seu banco ou o de sua preferência, é possível fazer a portabilidade de conta para outro banco.

Uma característica importante é que essa conta não tem tarifa de manutenção, embora o banco possa limitar as operações que você faça, como determinado número de saques, ausência de talonário de cheques, entre outros.

Outra característica que merece atenção é o fato de que esta conta ou o saldo nela existente não pode ser bloqueado judicialmente, principalmente se ela for exclusiva para recebimento de salários. Quando uma pessoa tem alguma dívida, é comum os juízes determinar o bloqueio do saldo disponível na conta para pagamento da dívida, mas não é o caso de conta salário.

O que é conta universitária?

É um tipo de conta corrente formatada para atender estudantes universitários, com taxas mais competitivas ou até a isenção de taxa de manutenção, bem como com produtos mais adequado a este público.

Ela difere um pouco da conta salário que tem um amplo respaldo do Banco Central. Aqui ela é mais vista como sendo uma estratégia de marketing do banco, ao criar um produto que seja mais direcionado à necessidades de estudantes que buscam opções mais baratas em uma época da vida que não é comum ter muito dinheiro no bolso.

Veja abaixo como abrir uma conta universitária nos seguintes bancos:

Santander

A abertura de uma conta universitária no Santander siga as orientações deste link: https://www.santander.com.br/br/pessoa-fisica/santander-universidades

Caixa

Se a opção é abrir uma conta universitária na Caixa, você poderá obter todas as informações aqui: https://www.caixa.gov.br/voce/contas/Paginas/default.aspx

Banco Itaú

Para quem deseja abrir uma conta universitária no Banco Itaú, deve acessar este endereço: https://www.itau.com.br/conta-corrente/ onde consta as informações necessárias para a abertura e manutenção da conta corrente. Eles não detalham sobre a conta universitária em si.

Bradesco

Para quem deseja abrir uma conta universitária no Bradesco, deverá seguir as instruções desde link: https://banco.bradesco/html/classic/produtos-servicos/conta-corrente/conta-universitaria.shtm que mostra os benefícios e a forma de fazer a abertura da mesma.

Vale a pena abrir uma conta universitária?

Eu creio que sim, especialmente para quem está estudando fora da sua cidade. As baixas tarifas que geralmente as instituições financeiras oferecem, bem como as comodidades envolvidas fazem valer a pena.

Contudo é muito importante fazer uma boa pesquisa de campo para encontrar a melhor alternativa em termos de tarifas e serviços associados à conta. Os links mostrados acima podem ser um ponto de partida para a sua pesquisa.


 
Veja também: