Credito imobiliário para construção ou para construir

O que é crédito imobiliário e qual a melhor opção para financiar um apartamento? É melhor financiar uma casa nova ou usada? Existe crédito imobiliário para construção?

» Página Inicial

O que é crédito imobiliário?

O crédito imobiliário é toda operação de financiamento destinada a construção, reforma ou compra de imóveis de qualquer natureza. Os bancos brasileiros e em especial a Caixa oferece diversas linhas de créditos para pessoas que desejam comprar uma casa, apartamento, terreno, prédio comercial ou mesmo fazer uma construção ou reforma.

Qual a melhor opção para financiar um apartamento?

As melhores opções de compra de apartamento geralmente são aquelas compra na planta, onde a compra é feita antes mesmo de iniciar a construção do edifício. Digo melhor por ser relativamente mais em conta e você ter ainda a opção de escolher o tipo do apartamento, andar, opcionais, entre outros.

Nesses casos há também uma vantagem de que você terá de pagar em torno de 30% do valor do apartamento enquanto ele estiver em construção e este pagamento é feito de várias formas. Quando o apartamento for entregue, você financiará o saldo restante de 70%.

É melhor financiar uma casa nova ou usada?

Financiamento de casa

O crédito imobiliário tem algumas particularidades interessantes e uma delas está relacionada com a idade do imóvel, isto no caso de imóvel construído. Estive envolvido por algum tempo com compra e venda de imóveis e em alguns casos notei que uma casa nova tinha por exemplo uma taxa de juros mais baixa do que uma usada. Não sei se isto ainda prevalece.

Mas não é só em relação à taxa de juros que as vantagens podem pender para o imóvel novo, a aprovação do financiamento em si é mais fácil também. O que acontece é que se a casa é muito antiga e dependendo das condições dela, dificilmente ela será aceita como garantia do empréstimo, coisa que não acontecerá com imóveis novos.

Existe crédito imobiliário para construção?

Sim. Na Caixa há pelo menos duas alternativas que atendem bem a esta necessidade. A primeira delas é uma linha de crédito para a construção inteira, onde o projeto inteiro é financiado e a Caixa vai liberando o pagamento de acordo com o andamento da obra.

É um processo mais complicado do que o tipo de financiamento em que você compra a casa pronta, mas é possível fazer sim e pode ser uma boa alternativa para quem já tem o terreno e precisa de dinheiro apenas para fazer a construção da casa.

A segunda opção é o cartão Construcard que é destinado a compra dos materiais de construção. Ele funciona como um cartão de débito, mas com a diferença que ele só pode ser usado na compra de materiais de construção, isto é, em lojas conveniadas com a Caixa para receber este tipo de pagamento.

Mas o cartão Construcard não pode ser usado por exemplo para pagamento de mão de obra de pedreiros, apenas para a compra de materiais de construção.

Vale a pena usar um crédito imobiliário?

Todo financiamento deve ser bem pensado antes de contrair esta dívida. É preciso avaliar a real necessidade, a possibilidade de pagamento e principalmente as alternativas. O crédito imobiliário deve ser a última alternativa e não a primeira. É verdade que para muitas pessoas ele é o a única alternativa.

Apesar de não ser as maiores do mercado, as taxas de juros ainda são muito altas e outro agravante é que geralmente o valor que você precisa financiar também é alto. Para que isso seja viável, os bancos optam pelo longo prazo, assim você tem uma combinação de taxas de juros relativamente alta sendo aplicada em um valor alto por um longo período.

O resultado disso é que se fizer a conta verá que no final estará pagando muito, mas muito mais do que o imóvel realmente valeria.

Mas como citado acima, quando não há alternativa, pode ser usado sim, mas tendo em vista a responsabilidade envolvida em uma operação financeira de longo prazo.


 
Veja também: