Dinheiro antigo, dinheiro brasileiro e moedas comemorativas

Quais foram as moedas recentes no Brasil? Onde encontrar exemplos de moedas antigas? Quais foram as moedas comemorativas? Veja as respostas em nossa FAQ.

» Página Inicial

Para quem não sabe, o Brasil já teve diversas moedas em toda a sua história, só da década de 40 para cá já foram oito mudanças de moedas, sendo a última em 1994 que perdura até hoje.

A história das moedas é importante pois ela conta uma parte da história do país, principalmente do seu ponto de vista econômico e político. Um período com muitas mudanças de moedas significa turbulência econômica ou política e isto reflete na vida social das pessoas.

Veja abaixo informações relevantes sobre este assunto.

Quais foram as moedas recentes no Brasil?

O dinheiro sofreu bastante mudanças no Brasil, pelo menos é o que se observa até 1994 quando entrou o Real que é a moeda que usamos atualmente. De acordo como o Banco Central do Brasil, o dinheiro brasileiro teve as seguintes moedas recentes, considerando a partir de 1942:

Veja aqui a relação de todas essas moedas, as cédulas que foram lançadas em cada uma e o seu respectivo significado.

Moeda de 1 real

Quais foram as moedas comemorativas?

Por ocasião de algum evento importante, o Banco Central lança as vezes, moedas comemorativas, como aconteceu com as Olimpíadas de 2016. Veja abaixo alguns exemplos:

Veja a relação completa aqui no site do Banco Central do Brasil: https://www.bcb.gov.br/htms/mecir/mcomemor/mc_comemorativa3.asp

Onde encontrar exemplos de moedas antigas?

Como houve inúmeras mudanças de moedas no Brasil é natural existir também muitos exemplares antigos de moedas e cédulas que já foram usadas no país. Veja abaixo a galeria de imagens:


 
Veja também: