Dinheiro emprestado. É bom emprestar ou pegar emprestado?

O que é empréstimo de dinheiro? Qualquer pessoa pode emprestar dinheiro? É bom pegar dinheiro emprestado? Qual a diferença de empréstimo e financiamento?

» Página Inicial

O empréstimo de dinheiro é uma atividade em que uma pessoa ou instituição que dispõe de determinado montante financeiro, resolve ceder o uso deste dinheiro a outra pessoa ou instituição, por um determinado período e mediante o pagamento de aluguel deste dinheiro, que é conhecido como juros. Geralmente um empréstimo é regido por algumas regras que irão determinar o valor da taxa de aluguel ou juro, o prazo para a restituição do montante + os juros, bem como algumas garantias de pagamento.

Qualquer pessoa pode emprestar dinheiro?

Dinheiro Real

No Brasil o empréstimo de dinheiro é uma atividade que é regida pelo Banco Central do Brasil e as empresas que operam este mercado precisam ser credenciadas e autorizadas para esta atividade. Aqueles que fazem do empréstimo de dinheiro sua atividade comercial sem a devida autorização do BACEN está agindo como agiota e esta prática não é legalizada no país.

Contudo, empréstimos entre amigos, ou familiares de forma esporádica e com a finalidade de ajudar alguém ou resolver determinada demanda é comum.

Mas existe uma atividade conhecida como agiotagem que é proibida no país. A agiotagem é quando uma pessoa ou empresa empresta dinheiro profissionalmente, ou seja, como um negócio e sem a autorização do Banco Central. A pessoa que faz este tipo de transação é conhecido como agiota e deve ser evitado.

É bom pegar dinheiro emprestado?

Quem nunca dependeu de um empréstimo para alguma coisa que atire a primeira pedra. Apesar de não ser o caminho mais recomendado, na prática sabemos que em muitas ocasiões é a única alternativa que nos resta. Desta forma, temos que levar em conta o benefício que o dinheiro emprestado nos trará e se ele compensa o que iremos pagar por ele.

Qual a diferença de empréstimo e financiamento?

O empréstimo ocorre quando o dinheiro não tem uma destinação específica e mesmo que tenha ela não está atrelada obrigatoriamente ao contrato que regerá o empréstimo. Já o financiamento é destinado a algo específico e o dinheiro é liberado exclusivamente para aquele fim. Um exemplo é um financiamento de um carro, neste caso o dinheiro liberado pelo banco vai diretamente para o vendedor do carro. Já um empréstimo pessoal, por exemplo, o dinheiro vai para a conta da pessoa que está contraindo o empréstimo e o uso do dinheiro é livre.

Quais as principais formas de empréstimos e financiamento no Brasil?

Geralmente as pessoas tomam dinheiro emprestado, seja por financiamento ou empréstimo para os seguintes fins:

Onde buscar dinheiro emprestado?

A opção mais comum é nos bancos, já que todos operam de alguma forma com esta modalidade de negócios, oferecendo linhas de créditos dos mais diversos tipos e para todos os tipos de pessoas.

Existem as empresas financeiras que são vinculadas aos bancos e são bastante populares no Brasil.

Quando há possibilidade, um parente próximo pode ser uma opção para um empréstimo mais rápido e mais barato.

Outra alternativa é recorrer ao cartão de crédito e em último caso ao cheque especial, sendo este altamente desaconselhável devido a altíssima taxa de juros que eles aplicam.


 
Veja também: