O que é dólar turismo, paralelo e comercial. Cotação x Real e Euro

Saiba como funciona a relação entre as várias moedas, também conhecido como câmbio. Veja as várias formas de cotação do dólar, como o comercial, paralelo e turismo.

» Página Inicial

O dólar é a moeda oficial dos Estados Unidos há aproximadamente 228 anos, mas a sua criação foi anos antes disso. Nesta época o dólar não tinha esse reconhecimento todo e a moeda que era amplamente aceita era a libra esterlina. O bom reconhecimento do dólar foi só depois de 100 anos.

Hoje ele é a moeda mais forte do mundo e usada como referencial econômico para outros países. Basicamente toda a economia global depende de alguma forma do dólar, seja como moeda, seja como indicador financeiro ou termômetro da economia local ou global.

Veja abaixo as várias formas de cotação desta moeda no Brasil:

Dólar turismo

Dolar Americano

É uma das formas de cotação da moeda norte americana. O dólar turismo é o dinheiro que compramos quando se vai fazer uma viagem para os Estados Unidos por exemplo. Essa cotação é utilizada pelas casas de câmbio em operações de compra de dólares por pessoas que irão viajar.

É quando trocamos o nosso dinheiro o Real pelo dólar e já pagamos o IOF por ele nas casas de câmbio ou em uma agência bancária e levamos esse dinheiro em nossas viagens em espécie ou no cartão travel money.

O dólar turismo é usado para traduzir, por assim dizer, os valores em dólares para o real, em uma compra por passagens aéreas, em compras em lojas nos Estados Unidos ou em compras em sites do exterior cujo preço esteja em dólares.

Dólar paralelo

Já o dólar paralelo é um mercado que não é oficial da divisa norte-americana. Os negócios feitos com o dólar paralelo são realizados de forma clandestina, pois não são reconhecidas pelo Banco Central.

O dólar paralelo é cotado não por meios oficiais, e as vendas dos mesmos acontecem pelos doleiros e casas de câmbio não oficiais e provavelmente envolve lavagem de dinheiro, sonegação de imposto, e até tráfico de drogas e derivados.

Essa cotação existe, pois ainda há um mercado negro por trás de tanto dinheiro a ser lavado e há pessoas que são atraídas pelo preço mais barato no qual o dólar é vendido no paralelo.

Quem se vale dessa forma de mercado pode responder criminalmente e sofrer penalidades. O mercado paralelo com a venda e compra de dólares à margem da legislação não dá ao comprador o direito de ter garantia da compra.

Dólar comercial

Esse tipo de cotação é utilizado por grandes empresas para exportar e importar produtos.

Empréstimo a brasileiros residentes no exterior pode ser cotado pelo dólar comercial, isso quando essa transação for formalizada pelo Banco Central. As movimentações do Governo no exterior também são cotadas pelo dólar comercial.

A taxa do dólar, o valor que ele terá nesta cotação comercial é fruto de negociações entre empresas e bancos comerciais. Essas taxas são variáveis durante todo o dia, o preço do dólar comercial agora pode não ser o mesmo daqui 20 minutos.

O Banco Central costuma intervir na cotação do dólar comercial comprando e vendendo moedas isso é para evitar a desvalorização ou valorização da moeda, isso não é a forma mais justa.

A cotação oficial é chamada de Ptax e está disponível após o fechamento do mercado de câmbio.

A formação da Ptax é: exportação, importação, venda e compra de financeiros das empresas e as negociações de venda e compra entre os bancos. O Banco Central faz a média das transações e essa média gera a taxa.

Cotação

A cotação é um preço dado ao dinheiro em determinado dia e até hora do dia e a sua definição é referente à oferta e procura. Quando a procura se eleva o preço também e vice e versa.

Caso tenha interesse em acompanhar a cotação de moedas estrangeiras em tempo real acesse o link: https://www.bussoladoinvestidor.com.br/graficos_bovespa_temporeal/.

O site da Uol também disponibiliza uma tabela para consultas da cotação do dólar euro e outras moedas, acesse o link: https://economia.uol.com.br/cotacoes/cambio/.

Você também pode fazer uma cotação através do site da Pichioni, onde mostrará o preço exato que você pagará pelo dólar, euro ou outra moeda estrangeira, acesse o link: https://www.picchionicambiovirtual.com.br/

No link acima você escolhe a moeda estrangeira da sua preferencia, escolhe como quer receber o dinheiro, em espécie ou em cartão pré-pago, débito, para a viagem, Travel Money. O valor mostrado já inclui o IOF.

Vale lembrar que vale a pena, antes de viajar, verificar as agencias de câmbio, autorizadas pelo Banco Central, dentre estas qual está praticando o menor preço, pois os preços variam pelas instituições.


 
Veja também: