ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Duto e filtro: Informações, fotos e vídeos


Duto e filtro ou Pipe-And-Filter, em engenharia de software, é um estilo de arquitetura orientado a dados. É composto por uma cadeia de elementos de processamento dispostos de tal forma que a saída de cada elemento é a entrada do próximo, ou seja, os programas (chamados de filtros) processam as entradas recebidas e geram uma nova saída. Os filtros são conectados por meio de dutos que agem como buffers, armazenando a saída de um filtro enquanto ela não é lida pelo próximo filtro da sequência. Cada etapa do processamento é implementada como uma transformação, que pode ser executada sequencialmente ou em paralelo. Um exemplo clássico do padrão duto e filtro é o shell do Linux, onde existe uma coleção de pequenos programas que geralmente fazem uma única coisa e podem ser encadeados na mesma linha de comando.

História

A arquitetura de duto e filtro surgiu no começo da década de 70 a partir do conceito de encadeamento desenvolvido por Douglas McIlroy, que liderava o Departamento de Pesquisa em Técnicas de Computação da Bell Labs.

Fonte e artigo completo: Wikipedia (CC-BY)







 

2023 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)

Tempo de execução: 0.02 segundos