ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Eduardo V de Inglaterra: Informações, fotos e vídeos


Eduardo V (Londres, 2 de novembro de 1470 – c. 1483) foi o Rei da Inglaterra e Lorde da Irlanda de abril a junho de 1483. Era filho de Eduardo IV de Inglaterra e Isabel Woodville e seu curto reinado de 86 dias foi dominado por seu tio e protetor Ricardo, Duque de Gloucester, que o sucedeu como Ricardo III. Sua retirada do trono foi confirmada pelo decreto parlamentar chamado Titulus Regius, que renunciava quaisquer outras reivindicações dos herdeiros de seu pai. Eduardo e seu irmão Ricardo de Shrewsbury, Duque de Iorque, desapareceram após serem enviados para aposentos bem guardados na Torre de Londres, gerando a lenda dos Príncipes da Torre. As responsabilidades de suas mortes foram atribuídas a Ricardo III, porém os eventos são controversos e registros contemporâneos sugerem outros suspeitos.

Início de vida

Eduardo nasceu em 2 de novembro de 1470 na Abadia de Westminster, Londres. Sua mãe Isabel Woodville havia procurado refúgio na abadia para se proteger dos Lencastre que haviam deposto Eduardo IV e brevemente restaurado Henrique VI durante a Guerra das Rosas. Eduardo foi investido como Príncipe de Gales após a restauração do pai, estabelecendo-se em 1473 no Castelo de Ludlow nas Bordas Galesas como presidente nominal do Conselho de Gales e das Bordas.

Reinado

Em abril de 1483, Eduardo sucedeu ao seu pai, com apenas 12 anos. Juntamente com o seu irmão mais novo Ricardo de Shrewsbury, Duque de Iorque, foi entregue à guarda do tio Ricardo, Duque de Gloucester, que também assumiu a regência. Menos de três meses depois, Ricardo fez aprovar no parlamento uma resolução que declarava os filhos de Eduardo IV ilegítimos e portanto indignos de ascender ao trono. A decisão fundamentava-se em provas da união de Eduardo IV com uma tal Leonor Talbot, o que tornava bígamo o casamento com Isabel Woodville. Uma vez que os restantes irmãos de Eduardo IV estavam já mortos, e os filhos de Jorge, Duque de Clarence estavam barrados de ascender ao trono pela traição do seu pai, Ricardo declarou-se rei de Inglaterra com o nome de Ricardo III.

Fonte e artigo completo: Wikipedia (CC-BY)







 

2023 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)

Tempo de execução: 0.02 segundos