O que é educação corporativa, fiscal e bancária?

O que é educação corporativa e onde ela se desenvolve? O que é educação fiscal e a administração de impostos, taxas e contribuições? O que é educação bancária?

» Página Inicial

A educação é uma palavra bastante ampla e sua aplicação vai muito além da sala de aula, pois na verdade ela está relacionada com todas as áreas da vida e portanto direta ou indiretamente estamos lidando com ela em algum lugar.

Esse fato faz alguns a criar segmentações para a educação ou cria-se denominações onde ela é aplicada em um segmento mais específico, assim nasce termos como educação corporativa para a sua aplicação nas empresas e nos ambientes de negócios, educação fiscal quando destinada a questões tributárias, por exemplo e ainda educação bancária que pode ser vista como um ramificação de outra segmentação que é a educação financeira.

Mas a educação é a mesma, contudo, o contexto onde ela é aplicada é que muda e naturalmente surgem termos, conceitos e formas de se lidar com ela dentro de cada um desses segmentos.

Vejamos abaixo um pouco de cada um:

Educação Financeira

O que é educação corporativa?

A educação corporativa é aquela que acontece no âmbito de uma organização e tem como finalidade o treinamento ou qualificação de seus colaboradores. Diversas empresas desenvolvem internamente programas de qualificação, enquanto outras terceirizam este trabalho.

Geralmente esses programas são voltados para o conhecimento e treinamento no uso de máquinas e equipamentos, processos industriais, capacitação na área de atuação da empresa, questões administrativas, fiscais, tecnologia da informação, entre outros programas educacionais de interesse específico daquela organização.

É sabido que um colaborador bem treinado e com a qualificação certa trará enormes ganhos de produtividade para empresa, bem como um produto melhor e mais eficiente.

Mas não existe uma padronização daquilo que poderemos chamar de educação corporativa, pois os interesses mudam de empresa para empresa, bem como as necessidades. Desta forma nem sempre um programa de educação aplicado em uma empresa servirá para outra, sendo necessário fazer ajustes e personalizações.

O que é educação fiscal?

A educação fiscal é aquela que é desenvolvida para tratar de toda a gestão tributária no qual uma empresa ou organização está inserida. No Brasil há tributos municipais, estaduais e federal, sem contar que são muitos e sofrem constantes modificações. Desta forma as pessoas envolvidas de alguma forma com a questão tributária, precisa de se submeter a educação fiscal, no sentido de se atualizar e alinhar-se com as diretrizes tributárias do país.

Lembrando que na questão tributária estão inclusos: impostos, taxas e contribuições.

Normalmente esse tipo de educação é de maior interesse de pessoas ligadas à administração, contabilidade e gestão financeira. Contudo, dentro de uma empresa outros segmentos também podem ter interesse visando alinhar seus processos e produção com questões fiscais e tributárias.

O que é educação bancária?

A educação bancária é como o próprio nome já denuncia, aquela destinada a educar as pessoas no uso dos recursos financeiros, especialmente no que diz respeito a movimentação bancária. Sabemos que boa parte dos recursos financeiros que administramos passam pelos bancos, seja via empréstimos ou financiamentos, depósitos, investimentos, poupança, pagamentos em geral, entre outros.

Algumas instituições oferecem módulos gratuitos de treinamento e educação quanto ao uso e administração dos recursos financeiros. Veja abaixo alguns exemplos:

No Brasil as pessoas usam muito banco e este excesso de uso pode ser prejudicial sem uma consciência de questões importantes como taxas de juros, capitalização, investimentos, entre outros. Este é inclusive um assunto que a meu ver deveria ser trabalhado nas escolas de ensino fundamental e médio no Brasil.


 
Veja também: