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Educação dialógica: Informações, fotos e vídeos


Educação dialógica é a educação que tem por base o diálogo. Defendida por Paulo Freire, tal modelo se opõe à “educação bancária” ou antidialógica, na qual o professor transmite conhecimentos, “faz depósitos” nos alunos, emite comunicados. Na educação bancária, o ato cognoscente do professor (o único sujeito na relação pedagógica) incide sobre um objeto a ser conhecido e esgota-se nele mesmo. Já na educação dialógica, há comunicação entre dois sujeitos, mediatizada pelo objeto a ser discutido. Em outras palavras, o objeto (que pode ser um problema social, um conteúdo curricular) serve de ponte, de intermediário entre dois sujeitos: aluno e professor. Por este motivo, a educação dialógica supera a dicotomia professor-aluno.

—  Paulo Freire, Pedagogia do Oprimido

O que a educação dialógica não é

Vale observar que, apesar de defender uma educação baseada no diálogo, Freire não condenou a aula expositiva. Nesse sentido, é relevante citar um trecho de um livro escrito por Freire e Ira Shor, reproduzido no Dicionário Paulo Freire:

A educação dialógica também não é – não deve ser – mero “papo furado”. Escreve Freire em Pedagogia da Esperança:

Outro equívoco comum em relação é que tal educação ela implica uma absoluta horizontalidade entre educador e educando. Escreve freire, na mesma obra:

Fonte e artigo completo: Wikipedia (CC-BY)







 

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