Educação financeira. Comparar preços e controle financeiro

Perguntas e respostas sobre educação financeira. Devo comparar os produtos antes de comprar? Pagamento sempre em dinheiro pode me ajudar a controlar minha vida financeira?

» Página Inicial

Acompanhar as receitas e despesa é o princípio de uma boa educação financeira. Este acompanhamento pode ser feito mensalmente e com isso você então irá começar a se questionar se é realmente necessário comprar algo que está pretendendo ou não, se não for feito o acompanhamento pelo menos uma vez por mês estará jogando seu futuro financeiro para que aconteça na sorte.

Devo comparar os produtos antes de comprar?

A técnica de comparar os produtos antes da compra é uma dica muito útil, pois será com ela que você irá refletir se é realmente necessário a compra. A forma de comparar os produtos te ajudarão a encontrar o mesmo por um preço menor.

Se a compra for online, uma boa alternativa é usar o site www.buscape.com.br que é um comparador de preços nas principais lojas virtuais do país. Com ele é possível economizar bastante, pois um mesmo produto estará com preço diferente em diferentes lojas.

Posso comprar tudo o que eu quiser e ainda manter um controle financeiro?

Educação Financeira

Não. Evite gastos desnecessários, esse fator para alguns é difícil para outros é fácil. Todos tem seus pontos fracos, os segredos estão em aprender a controlar eles, uma tática de evitar a compra de algo que não seja necessário é elaborando uma lista de compras.

É importante que você saiba diferenciar desejo de necessidade. O primeiro é algo que só pode ser atendido quando houver recursos de sobra, já o segundo é mais importante e portanto deve ter a primazia no planejamento financeiro.

Um bom exemplo disso é a compra de um carro. Isto seria considerado um desejo ou uma necessidade?

Teoricamente uma necessidade, quando você pautar sua compra por um modelo que seja adequado para você ir ao trabalho, escola ou fazer uma viagem de final de semana com a família. Mas se você quer comprar uma Ferrari ai a coisa muda, pois quem tem necessidade de ter um carro como esse?

Pagamento sempre em dinheiro pode me ajudar a controlar minha vida financeira?

Sim, o pagamento no dinheiro sempre será vantajoso, pois em alguns lugares poderá conseguir descontos, e onde já existem descontos se efetuar o pagamento em dinheiro o valor cai mais ainda, gerando uma sobra que não poderia ser obtida com o cartão de crédito.

Quando devo utilizar o cartão de crédito?

O uso do cartão de crédito só deve ser usado com responsabilidade e planejamento. Sabemos que ele é uma boa opção para ser usado desta forma. Nas compras online, por exemplo, é muito comum o seu uso e mesmo nas lojas físicas ele é bem aceito.

Comprar com o cartão de crédito não é um problema em si, mas a forma como você paga a fatura é que complica. A fatura deve ser paga sempre integralmente e não parcial, inclusive, pagar o mínimo é quase suicídio financeiro.

Devo definir metas para eu ter uma boa educação financeira?

Com toda a certeza deve ser feito metas para realizar o objetivo, a importância de uma meta é transformar em números e resultados, quando o assunto for finanças sempre será necessário o uso de uma meta ou mais.

Uma boa estratégia é ter um planejamento financeiro anual e depois ter outro mês a mês. Assim você pode inicialmente ter uma visão macro (ano) e depois dividir este planejamento nos meses.

Posso traçar um objetivo bastante acima do meu poder financeiro?

Tem muita gente que acha que seu dinheiro vai render 20% ao ano, que terá aumentos gordos todos os anos, e traça metas impossíveis de ser realizadas. Seja realista faça metas que cabem no bolso, talvez comprar aquele apartamento ou carro, ou aquela viagem para um lugar que sempre sonhou conhecer. Não adianta ganhar um salário minimo por mês e traçar uma meta de comprar uma Ferrari daqui 5 anos, pois você sabe que não conseguirá se depender apenas de seu rendimento do salário. Então busque metas que são compatíveis com seu poder financeiro.


 
Veja também: