ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Eleição municipal de Belo Horizonte em 2008: Informações, fotos e vídeos


Titular
Fernando Pimentel
PT

Eleito
Márcio Lacerda
PSB

A eleição municipal da cidade brasileira de Belo Horizonte em 2008 ocorreu no dia 05 de outubro de 2008 para a eleição de um prefeito, um vice-prefeito e 41 vereadores da capital mineira Belo Horizonte. Como na disputa à candidatura a prefeito não houve alcance da maioria absoluta dos votos válidos (50% mais um) por algum dos candidatos que pleiteavam a vaga no primeiro turno, houve um segundo no dia 28 de outubro de 2008 entre os seguintes candidatos: Márcio Lacerda (PSB), que havia recebido 43% dos votos válidos no primeiro turno, e Leonardo Quintão (PMDB), que recebera 41% dos votos no primeiro turno.

A candidata Jô Moraes (PC do B), líder das pesquisas no começo da disputa eleitoral, chegou a mover 36 ações contra a campanha de Lacerda e foi um dos principais embates do candidato na primeira fase da eleição. Enquanto havia explícita polarização entra a candidata e Lacerda, Leonardo Quintão evitou desgaste de sua imagem. Jô Moraes recebeu 8% dos votos no primeiro turno.

Apoiado por Aécio Neves (PSDB), então governador de Minas Gerais, e por Fernando Pimentel (PT), seu antecessor, Márcio Lacerda foi eleito com 59% dos votos válidos, derrotando os 40% dos votos recebidos por Quintão. O vice-prefeito eleito, na chapa de Lacerda, foi Roberto Carvalho (PT).

O candidato mais bem votado para as 41 vagas na Câmara Municipal de Belo Horizonte foi o Professor Elias Murad (PSDB), que obteve 15.473 votos (01, 22% dos votos válidos).

Os eleitos tomaram posse no dia 1 de janeiro de 2009, sendo o final dos mandatos no dia 31 de janeiro de 2012.

Antecedentes

Na eleição municipal de 2004, Fernando Pimentel (PT) foi reeleito prefeito de Belo Horizonte com 68,49% dos votos válidos. Vale lembrar que Pimentel foi eleito vice-prefeito nas eleições de 2000, mas assumiu interinamente após Célio de Castro (PSB) , titular, ter pedido afastamento do cargo devido a problemas de saúde no final de 2001.

Embora João Leite (PSB) tenha começado a campanha em 2004 a frente de Pimentel, o candidato, que tinha apoio explícito do tucano Aécio Neves, ficou em segundo lugar na disputa eleitoral com 22,78% dos votos válidos.

Candidatos a prefeito

Fonte e artigo completo: Wikipedia (CC-BY)







 

2023 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)

Tempo de execução: 0.01 segundos