ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Eleições regionais no País Basco em 1990: Informações, fotos e vídeos


As eleições regionais no País Basco em 1990 foram realizadas a 28 de Outubro e, serviram para eleger os 75 deputados ao Parlamento Regional.

Os resultados deram uma vitória clara ao Partido Nacionalista Basco, que conquistou 28,5% dos votos e 22 deputados, ultrapassando, assim, o PSE em deputados.

Por outro lado, o Partido Socialista do País Basco, caiu em votos e deputados, ficando-se pelos 19,9% dos votos e 16 deputados.

O Herri Batasuna, manteve a sua força eleitoral, reforçando-se em votos, conquistando 18,3% dos votos e mantendo 13 deputados.

O Eusko Alkartasuna, teve uma queda eleitoral, perdendo 4 deputados, ficando-se pelos 11,4% dos votos e 9 deputados.

O Partido Popular, sucessor da Aliança Popular, obteve um excelente resultado, conquistando 8,2% e 6 deputados, enquanto que, a Esquerda Basca, sofreu uma perda de votos e deputados, ficando-se pelos 7,8% e 6 deputados.

Por fim, destacar os 3 deputados conquistados pela Unidade Alavesa, defensor do regionalismo de Álava e sendo contra o nacionalismo basco.

Após as eleições, o governo de coligação entre PNV-PSE, foi renovado e manteve-se no poder regional.

Resultados Oficiais

Resultados por Províncias

Álava

Biscaia

Guipúscoa

Fonte e artigo completo: Wikipedia (CC-BY)







 

2023 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)

Tempo de execução: 0.07 segundos