Empreendedorismo e tipos de empreendedor

Perguntas e respostas sobre Empreendedorismo e tipos de empreendedor. Qual a sua importância, quais as características de um empreendedor, entre outras questões.

» Página Inicial

O que é empreendedorismo?

Dentre várias definições pode-se dizer que empreendedorismo é o ato de criar e utilizar inovações que gerem novas oportunidades. Isso significa transformar as condições atuais em um novo ambiente, utilizando novos recursos ou recursos disponíveis de formas diferentes.

A importância do empreendedorismo é que ele é uma peça chave para gerar novos empregos e renda em um país, pois através dele, o crescimento econômico, a diversificação de negócios e a melhoria considerável das condições de vida da população são de um modo geral, afetadas positivamente.

Muitas empresas que empregam milhares de pessoas hoje foram fruto de uma ideia empreendedora e de alguém que arriscou-se e criar algo novo ou modificar algo existente, dando a ela novo sentido. Desta forma ser empreendedor significa buscar novos horizontes e em muitos casos oferecer oportunidades para outras pessoas também.

Quais as características de um empreendedor?

Muitas pessoas acreditam que o empreendedor nasce empreendedor, na verdade o empreendedorismo é um conjunto de hábitos que podem ser adquiridos através de uma capacitação adequada.

Como principais características podem-se citar: Iniciativa; Autoconfiança; Comprometimento; Criatividade; Persistência; Coragem para correr riscos; Responsabilidade; Liderança; Ser um bom ouvinte; Aproveitar as oportunidades; Ser persuasivo, entre muitas outras...

Quais os tipos de empreendedor?

Empreendedorismo

Existem vários tipos de empreendedores, porém são subdivididos em três categorias:

Empreendedor Individual: Atua com uma atividade empresarial própria no mercado, e assume todas as dividas de seu empreendimento. Só é considerado empreendedor individual no Brasil aquele que obtém lucro de até R$60 mil a cada ano, visto que este pode possuir apenas um funcionário. Quanto ao sistema tributário este tipo de empreendedor está sujeito ao pagamento das alíquotas tributárias que variam entre 04% a 11,61%.

Empreendedor Digital: Este oferece seu serviço ou produto através da internet, visando o lucro. Qualquer pessoa pode empreender pela internet isto pode ser feito através de um site criado para este fim, por e-mail, redes sociais, entre outros. Está na moda este tipo de empreendimento e muitos tem se aventurado neste segmento, contudo, é importante destacar que há desafios e dificuldades como em qualquer outro segmento.

Empreendedor Social: É aquele que busca novas soluções para problemas cotidianos, este atua fora conformidade pode-se dizer que é um agente de mudanças, pois esta sempre atrás de novas ideias e colocando-as em pratica.

Qual a diferença entre empreendedor e empresário?

Apesar das duas palavras estarem em constante associação, a principal diferença é que o empresário é aquele que gerencia recursos visando o lucro e o crescimento da empresa como resultado. Já o empreendedor não necessariamente possui uma empresa, pois pode ser empreendedor em qualquer área de atuação, possui sempre o objetivo de criar algo novo, algo que possa agregar e melhorar o ambiente em que está.

Durante a era de ouro da internet, muitos empreendedores criaram empresas, marcas, serviços e produtos com a finalidade de ganhar visibilidade e depois vender, embora nem todos que venderam criaram com a finalidade de vender.

Sites e serviços como o Youtube, Whatsapp, Instagram, entre tantos outros foram vendidos por algumas fortunas e foram frutos de pessoas empreendedoras. No Brasil tivemos pelo menos dois casos notáveis, que foi o site Buscapé e o aplicativo 99 de Táxi. Ambos foram criados por empreendedores, tiveram muito sucesso e foram vendidos por cifras bem altas.

Qual o dia do empreendedor?

O empreendedor ganhou o dia 1º de julho para ser homenageado, este dia é conhecido como o dia do empreendedor individual.


 
Veja também: