O que é empréstimo consignado, agiota e compulsório?

Saiba o que é empréstimo consignado e em que situações as instituições bancárias e financeiras oferecem esse tipo de crédito, bem como a definição de agiota e compulsório.

» Página Inicial

Um empréstimo bancário ou financeiro ocorre quando uma pessoa recorre a outra ou a uma instituição para obter um determinado montante financeiro com a promessa de restituí-lo em um determinado prazo e sobre determinas condições.

As razões que levam uma pessoa a recorrer este tipo de recurso são as mais diversas, mas em geral elas ocorrem para compra de veículos, imóveis, pagamento de mensalidades escolares, entre tantos outros exemplos.

Um dos exemplos mais comuns é o do empréstimo bancário ou de recursos financeiros feito por pessoas físicas ou jurídicas junto a instituições financeiras. Nesses casos a instituição empresta um montante financeiro e faz o parcelamento da dívida para que a pessoa possa pagar em x prestações, acrescidas dos juros recorrentes sobre o capital.

O que é um empréstimo consignado?

Dinheiro Real

O empréstimo consignado ocorre quando uma instituição financeira oferece um crédito com a condição de descontar o valor das prestações diretamente em folha de pagamento ou de recursos que o tomador tenha direito, como é o caso do recebimento do INSS por parte dos aposentados.

Este tipo de empréstimo se tornou muito comum e é alvo de extensa propaganda por parte das instituições financeiras que tem muito interesse neste tipo de empréstimo pois ele é bastante seguro para a instituição.

Em que situação um empréstimo consignado pode ser feito?

Somente mediante a autorização do cliente ou tomador e com sua assinatura concordando com o desconto em folha de pagamento. No caso de aposentados é necessário também a expressa autorização deles. A única vedação específica neste tipo de empréstimo, imposta pelo Banco Central, é o impedimento de as instituições financeiras impossibilitarem que o seu cliente realize uma nova operação de crédito com outras instituições financeiras.

O que é um agiota?

Agiota é uma pessoa ou empresa que faz o empréstimo de dinheiro, mas não tem autorização legal para isso. No Brasil, a atividade de operações de crédito pelo regida pelo Banco Central do Brasil e apenas este pode autorizar pessoas ou empresas a emprestar dinheiro. Quando alguém empresta dinheiro sem estar credenciado para tal, configura-se o quadro de agiotagem.

Qual é o problema de emprestar dinheiro com agiota?

Quando o Banco Central autoriza uma instituição a oferecer crédito, ele determina também as condições em que isso deve ser feito, bem como a empresa precisará se enquadrar nas regras estabelecidas e nas condições do mercado. Um agiota tem regras próprias e com isso ele cobra os juros que quiser e impõe a forma de cobrança que bem desejar. No passado ouvia-se casos de pessoas que eram até assassinadas ou perseguidas por dívidas não pagas.

O que é um empréstimo compulsório?

O empréstimo compulsório ocorre em situações muito específicas e só pode ser feito pela União. Consiste em uma tomada financeira junto aos contribuintes a título de empréstimo para ser pago posteriormente. Esta operação só pode ser usada em situações extremas, como guerras, calamidades públicas ou problemas de força maior.


 
Veja também: