Empréstimo para negativado e com nome sujo

Saiba o que é empréstimo financeiro e em que situações as instituições bancárias e financeiras oferecem crédito para negativado ou pessoas com o nome sujo. Veja como encontrar.

» Página Inicial

O termo empréstimo é usado de maneira bastante ampla e pode ser usado para inúmeras situações para designar que uma pessoa tomou algo emprestado de outra por determinado tempo e sob determinadas condições. Pode ser um objeto, recursos financeiros, entre outros casos.

As pessoas estão constantemente emprestando ou tomando algo emprestado a todo o tempo, desde uma caneta com o colega de trabalho a grandes quantias de dinheiro para comprar um imóvel, automóvel ou outro bem qualquer.

Mas o empréstimo carrega em si uma exigência: credibilidade de quem está tomando emprestado. Em outras palavras, geralmente só emprestamos alguma coisa para pessoas que tem potencialmente condições de restituir aquilo que está tomando acrescido dos "juros", quando aplicável. No segmento financeiro, quando uma pessoa não tem essa capacidade por ter falhado em operações anteriores, ele passa a vigorar como "nome sujo" e isto poderá ser um empecilho para novos empréstimos.

O que é empréstimo bancário ou financeiro?

Crédito

Um dos exemplos mais comuns é o do empréstimo bancário ou de recursos financeiros feito por pessoas físicas ou jurídicas junto a instituições financeiras. Nesses casos a instituição empresta um montante financeiro e faz o parcelamento da dívida para que a pessoa possa pagar em x prestações, acrescidas dos juros recorrentes sobre o capital.

As pessoas recorrem aos bancos para pedir dinheiro emprestado para os mais diferentes fins, sejam eles para a compra da casa própria, compra de um automóvel, capital de giro para a empresa, quitação de outros débitos, entre outros.

Pessoas com o nome sujo podem contrair empréstimos bancários?

Geralmente não. A maioria dos empréstimos financeiros junto a bancos e outras instituições de crédito exigem como primícias que o tomador não tenha o nome sujo, isto é, que não esteja como o nome incluso em alguma lista de pessoas negativadas por inadimplência, junto a órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa, SPC, Banco Central e outros.

Mas existem propagandas que oferecem crédito para negativados. Sim, existem. Como dito acima, a maioria não faz isso, mas existem algumas empresas que oferecem sim crédito a pessoas negativadas por inadimplência, na prática o que elas as vezes fazem é não realizar a consulta para verificar se a pessoa está ou não negativada.

Por que algumas instituições fazem isso e outras não?

Acredito que seja uma estratégia agressiva de marketing para atrair o maior número de pessoas. Quanto você limita o empréstimo a pessoas que não esteja com o nome sujo, está automaticamente eliminando uma parcela significativa de possíveis clientes. Ao aceitar todos, a instituição corre maior risco, mas amplia o mercado para atuar.

Onde encontrar instituições que emprestam dinheiro para negativados?

Pessoas que estejam com o nome sujo ou negativados e que queiram contrair um empréstimo financeiro podem procurar em sua própria cidade, como em anúncios de jornais, redes sociais e outras publicações. Na internet também é possível encontrar. Para isso faça uma busca no Google conforme mostrado abaixo:

Empréstimo para negativado em NOME DA SUA CIDADE

Contudo, ainda que existam empresas que estejam dispostas a oferecer o crédito desta forma, o que precisa ser considerado aqui é o que levou você a ficar com o nome sujo, quais as condições para quitar a dívida e limpar o nome e se um novo empréstimo não irá piorar a situação.

Existem pessoas que com o intuito de resolver um problema, acabam gerando outros e na questão financeira o descontrole é o inimigo número um.


 
Veja também: