ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Ernesto Augusto, Duque de Brunsvique: Informações, fotos e vídeos


Ernesto Augusto (Ernesto Augusto Cristiano Jorge; 17 de novembro de 1887 – 30 de janeiro de 1953) foi o duque reinante de Brunsvique entre 1913 e 1918 foi um neto do rei Jorge V de Hanôver que foi deposto pelo Reino da Prússia em 1866. Último monarca reinante da Casa de Hanôver, Ernesto Augusto também era um príncipe britânico.

É o avô materno da rainha Sofia de Espanha.

Família

Ernesto Augusto era o filho mais novo de Ernesto Augusto, Príncipe Herdeiro de Hanôver e da princesa Tira da Dinamarca. Os seus avós paternos eram o rei Jorge V de Hanôver e a sua esposa, a princesa Maria de Saxe-Altemburgo. Os seus avós paternos eram o rei Cristiano IX da Dinamarca e a condessa Luísa de Hesse-Cassel. As suas tias eram a rainha Alexandra do Reino Unido e a czarina Maria Feodorovna e um dos seus tios era o rei Jorge I da Grécia.

Primeiros anos

O bisavô de Ernesto, o príncipe Ernesto Augusto I de Hanôver, duque de Cumberland, quinto filho do rei Jorge III do Reino Unido, tornou-se Rei de Hanôver em 1837 devido ao facto de a lei sálica ter impedido a rainha Vitória de reinar na Alemanha.

Ernesto Augusto de Hanôver, príncipe da Grã-Bretanha e da Irlanda, nasceu em Penzing, perto de Viena, sendo o sexto filho do príncipe-herdeiro Ernesto Augusto de Hanôver e da sua esposa, a princesa Tira da Dinamarca. O seu pai sucedeu ao trono de Hanôver como duque de Cumberland e Teviotdale na nobreza do Reino Unido em 1878. O jovem príncipe Ernesto Augusto tornou-se herdeiro aparente do ducado e da pretensão a Hanôver após a morte dos seus dois irmãos mais velhos Jorge e Cristiano.

Em 1884, o duque reinante de Brunsvique-Volfembutel, um primo distante, morreu e o pai de Ernesto reivindicou a sua herança para suceder naquele território. Contudo, o chanceler Otto von Bismarck conseguiu fazer com que o Conselho Federal do Império Alemão o excluísse da sucessão. Bismarck fê-lo porque Ernesto Augusto nunca tinha renunciado formalmente aos seus direitos no reino de Hanôver que tinha sido anexado ao Reino da Prússia em 1866 após a derrota da Áustria na Guerra Austro-Prussiana. Em vez de Ernesto, foi o príncipe Alberto da Prússia que se tornou regente do ducado. Após a morte do príncipe Alberto em 1906, este foi herdado pelo seu filho mais velho, o príncipe Jorge, que viria a renunciar aos seus direitos no ducado para que Ernesto o herdasse. Contudo, esta opção foi rejeitada pelo Bundesrat e a regência continuou, desta vez com o duque João Alberto de Mecklemburgo-Schwerin que antes já tinha sido regente do seu sobrinho em Mecklemburgo.

Fonte e artigo completo: Wikipedia (CC-BY)







 

2023 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)

Tempo de execução: 0.04 segundos