Existe seguro popular ou barato?

Veja o conceito de seguro popular ou barato, quais as opções disponíveis no mercado, empresas que oferecem, vantagens e desvantagens, como contratar e outras dicas

» Página Inicial

Há quem se pergunte se existe seguro popular ou barato! E a resposta para essa dúvida é: Sim. No mês de abril de 2016 foram divulgadas, no Diário Oficial, algumas regras para regulamentar o seguro popular de automóveis.

No artigo de hoje apresentamos algumas informações importantes para você que tem interesse em contratar um seguro popular ou barato. Você saberá quais são as opções, o conceito, empresas que oferecem esse tipo de serviço e ainda ficará por dentro de dicas sobre vantagens e desvantagens, como contratar, entre outras. Vamos conhecer mais detalhes?

Quais as opções

No seguro de automóvel você tem a opção de contratar tanto pela cobertura parcial ou pela integral. A sugestão é que você pesquise o produto que está sendo oferecido, de forma a descobrir qual modalidade ele oferece e se ela é a que mais lhe agrada e compensa para você.

Seguro carro

Conceito

A cobertura principal para o seguro popular será em caso de colisões que tenham dano parcial, isto é, que não causaram perda total no veículo. Qualquer modelo e ano podem entrar nessa modalidade e o segurado também escolhe o lugar em que quer realizar o conserto, mas com a obrigação de avisar que serão utilizadas peças de desmonte no automóvel.

Empresas que oferecem

O Seguro Auto Popular Azul, da empresa Azul Seguros e que faz parte do grupo Porto Seguro, tem a opção deste tipo de seguro em seu portfólio de serviços. A opção é perfeita para quem tem veículos com cinco anos ou mais de fabricação e com valor de mercado de até R$ 60 mil.

O público alvo são consumidores que não contrataram seguro até o momento por conta do valor que é cobrado. Este é um produto mais em conta e tem a redução de até 30% do seu preço em relação ao “seguro normal”, já que utiliza peças usadas, no caso do sinistro ser acionado. A cobertura é de furto, colisão, roubo, assistência as 24 horas do dia, indenização de 80% a 90% do valor do veículo na Tabela Fipe e até guinchos para 100 quilômetros.

Quem também tem o mesmo tipo de produto no mercado é a Tokio Marine, com a Tokio Marine Auto Popular, com foco em quem também não tem muito dinheiro para investir em um seguro de automóvel. Sua cobertura básica é de somente incêndio ou colisão e com indenização que pode ser total ou parcial, que ajuda a diminuir o preço em até 50%.

Outra empresa do segmento de seguros é a Ituran, que atua em parceria com a Mapfre Seguros e a Cardif Seguros, cobrindo roubo e furto, assistência 24 horas e  a possibilidade de contratação de serviços adicionais.

Já a Youse Seguro Auto atende de forma online os seus segurados e faz parte de uma parceria da Caixa Seguradora. Lá você pode incluir serviços de carro reserva, furto e roubo, colisão com perda total, alagamento, chaveiro e até vidros.

O Seguro Auto Fácil é integrante do grupo BNP Paribas Cardif e tem no Brasil mais de 60 parceiros e 32 milhões de segurados. Os seus serviços cobrem cobertura contra perda total do veículo, assistência 24 horas, além de roubo e furto.

A Suhai Seguros tem em seu perfil veículos que são considerados de alta sinistralidade, além dos benefícios de outras seguradoras. Por último, a Sul América Auto, que foi uma das pioneiras nesta modalidade de seguro popular ou barato realiza coberturas contra incêndio e colisão .

Vantagens e Desvantagens

Antes de realizar a contratação do seguro popular ou barato é importante que você leia e entenda quais são as coberturas que estão inclusas, com o intuito de saber se elas são as mais vantajosas para a sua real necessidade. O preço deste tipo de seguro também tem contado com uma grande vantagem para os segurados.

Para alguns consumidores, a desvantagem está em utilizar peças já usadas e que, de certo modo, já estão desgastadas, em relação a peças novas. Com isso as chances de um novo problema acontecer é maior em relação as que acabaram de sair da fábrica.

Como contratar

A melhor forma de fazer uma cotação de preços e saber qual é o produto de seguro popular ou barato que se encaixa tanto em seu perfil, quanto em seu bolso, é consultar um corretor especializado na área que irá lhe apresentar diversas opções e esclarecer a todas as suas dúvidas.

Outras dicas

Além disso, é importante lembrar que peças usadas estarão mais desgastadas que peças novas. Isso não significa que algum problema irá acontecer, mas é mais provável que em caso de peças recentemente saídas da fábrica.


 
Veja também: