Financiamento Caixa: Habitação, prazo e prestações de financiamento

Perguntas e respostas sobre financiamento habitacional da Caixa para imóveis residenciais e comerciais. Tira-dúvidas sobre o prazo de financiamento, valor das prestações, etc.

» Página Inicial

Financiar uma casa é mais que um sonho, para muitos é necessidade, já que pagam aluguel e acho que ninguém gosta de fazer isso. Mas quando o assunto é crédito habitacional, muitas dúvidas podem surgir na cabeça das pessoas. Então vamos esclarecer algumas delas para que você possa entender melhor como funciona.

Quais as opções de financiamento habitacional a Caixa tem?

De acordo com o site do banco, as opções de financiamento habitacional disponível são as seguintes:

Financiamento Caixa

O financiamento de imóveis é apenas para pessoas físicas ou empresas também podem financiar?

O financiamento de imóveis está disponível tanto para pessoa física como para pessoa jurídica. Evidentemente que podem haver diferenças quanto a documentação, valor e tipo de imóvel, mas ambos podem financiar.

Geralmente a opção para empresas está disponível para a compra de imóveis comerciais, que podem ser barracão, salas comerciais, casas e outros imóveis mais apropriados a instalação de atividades comerciais e industriais.

Que tipo de imóveis a Caixa financia?

O financiamento pode ser feito para imóveis residenciais como casas e apartamentos, como móveis comerciais, como barracão, salas, casas e outros.

Qual o prazo máximo de financiamento?

O prazo máximo de financiamento é geralmente 420 meses ou 35 anos. Contudo nem todas as pessoas conseguem este prazo, pois há alguns fatores na análise da Caixa que limitam o prazo, como exemplo a idade da pessoa.

As prestações de um financiamento pela Caixa são fixas ou diminuem com o tempo?

São regressivas, ou seja, tosos os meses elas têm uma pequena redução em relação ao valor do mês anterior. Isto ocorre porque a Caixa adota um sistema de amortização chamado de SAC. No caso de parcelas fixas, ocorre quando o banco ou o operador financeiro adota outro sistema de amortização chamado de Price.

Recentemente para que a Caixa incluiu a tabela Price como forma de amortização, mas creio que o sistema SAC, ou seja, prestações regressivas ainda seja a prioridade.

Posso antecipar o pagamento de uma prestação?

Já ouvi pessoas dizendo que é possível fazer, mas na prática não. O que você pode fazer é fazer uma amortização maior do saldo devedor e pedir que em função desta amortização seja reduzido ou o valor da prestação ou a quantidade de meses a pagar. Mas isto tem que ser feito junto ao banco e não simplesmente pagando prestações a mais.

É possível quitar o financiamento ou diminuir o prazo financiado?

Sim. Basta ir à Caixa e pedir para que seja apurado o saldo devedor, uma vez apurado, você poderá fazer a quitação do valor e consequentemente a liberação do imóvel em termos de hipoteca.

Se eu somar o valor da prestação pela quantidade de meses a pagar, encontro um valor muito acima do financiado, por quê?

Sim, isto ocorre porque existe juros embutidos no valor das prestações e com isto o valor se eleva muito. É um pouco relativo, mas me lembro de quando financiei minha casa, o valor da prestação inicial era próximo de R$ 900,00 e desse mais da metade era juros. Portanto quando eu pagava esse valor, eu amortizava apenas uma pequena parte, enquanto que o restante era para o pagamento de juros.

Por que algumas pessoas tem o valor da prestação baixa e outras não?

Se o valor dos imóveis são parecidos e os valores das prestações muito diferentes, pelo menos três coisas podem estar ocorrendo.

O prazo de financiado tem a ver com a idade da pessoa?

Sim. De acordo com algumas simulações de idade no simulador da Caixa é possível perceber que há uma espécie de teto aos 80 anos e o prazo será o resultado de 80 menos a idade da pessoa. Veja alguns exemplos:

Vale a pena fazer um financiamento habitacional na Caixa?

Não é o melhor conselho a dar para uma pessoa, pois o melhor seria pedir que ela guardasse o dinheiro e comprasse a vista. Mas sabemos que para a maioria esmagadora das pessoas isto é uma utopia e portanto quando não muitas alternativas, creio que faça sentido financiar a casa própria. Eu já financiei e se for preciso faço novamente, pois ainda é melhor do que ficar pagando aluguel a vida toda.


 
Veja também: