Financiamento coletivo ou crowdfunding. O que é e como funciona
O que é crowdfunding e como funciona o financiamento coletivo no Brasil? Que pode financiar e quem pode receber dinheiro por esse modelo. Veja os principais sites deste segmento.
O que é crowdfunding?
Crowdfunding é um termo em inglês que em português pode ser traduzido como financiamento coletivo. A ideia consiste em obter recursos financeiros vindo de várias fontes, geralmente de pessoas físicas com a finalidade de formar um monte financeiro para uma determinada causa, que pode ser de interesse próprio, mas geralmente de interesse coletivo.
O modelo ainda não é tão forte por aqui, mas já existem boas ideias que renderam bom dinheiro aos seus idealizadores. Lá fora parece haver uma cultura muito mais forte neste tipo de empreendimento, então é de se esperar que ele ganhe terreno por aqui também.
Como ele funciona?
João é um artista, quer lançar um CD, mas não tem dinheiro. Maria é bióloga é quer criar um projeto para preservar determinada espécie, ameaçada de extinção, mas não tem dinheiro para isso. Pedro é analista de sistemas é quer lançar um software livre para ajudar pessoas com deficiência a usar melhor a tecnologia, mas não tem dinheiro para isso.
Em todos os casos há boas ideias e disposição para fazê-las, mas falta um importante elemento para a concretização desses projetos: dinheiro.
As três pessoas acima citadas vão até um site de crowdfunding, criam uma conta e lançam seus projetos pedindo dinheiro. Eles deverão informar:
- O que é a ideia ou o projeto que estão propondo. É muito importante ser claro e objetivo, ao mesmo tempo dar informações consistentes para que as pessoas acreditem que tal projeto seja viável em todos os sentidos.
- Qual o montante de dinheiro necessário para a concretização do projeto;
- Quanto cada pessoa poderá investir. Normalmente cria-se faixas, ou opções para quem quer investir pouco ou muito;
- O que as pessoas que investirem irão ganhar com isso. Geralmente se oferece uma recompensa que pode ser proporcional ao valor investido;
- Em quanto tempo pretende-se arrecadar o montante desejado;
- Entre outros.
As pessoas vão visitar o site e se gostarem daquele projeto poderão fazer o investimento ou financiar a cota disponível.
Quem pode pedir um financiamento coletivo?
Qualquer pessoa pode criar um projeto para pedir dinheiro financiamento coletivo, mas existem alguns casos em que são mais comuns e que por consequência podem trazer mais resultados. Geralmente são pessoas que tenham projetos relacionados a filantropia, causas políticas, artistas, escritores, pequenos negócios, projetos ambientais e de preservação, entre outros.
Quem pode financiar?
Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode financiar um projeto de crowdfunding. O fato de pessoas físicas poderem participar livremente elevam possibilidade de sucesso e muitos são os casos de sucesso nesta área.
As pessoas que fazem investimentos geralmente gostam de projetos inovadores e que realmente tenha algum valor significativo atrelado a ele.
Existem projetos brasileiros de financiamento coletivo?
Apesar de o modelo ser mais americano ou estrangeiro, no Brasil já existem vários sites que promovem o crowdfunding, dentre eles o Kikante, que acredito ser o mais notável entre todos. Existe inclusive uma lista comparativa dos principais sites de crowdfunding ou financiamento coletivo no Brasil. Veja aqui: https://crowdfundingnobrasil.com.br/
Vale a pena lançar um projeto de crowdfunding?
Depende. Se você tiver uma boa ideia e de fato ela for relevante, inclusive que venha beneficiar o maior número de pessoas, creio que a chance de obter um bom resultado seria realmente grande. As pessoas só vão financiar seu projeto se estiver claro o benefício que ele trará.
Os projetos mais bem sucedidos parecem ser aqueles que tem uma proposta muito sólida com clara objetividade e que ao mesmo tempo seja de interesse coletivo. Projetos muito restritivos ou direcionados a áreas de pouco interesse coletivo, podem ter mais resistência ou ter menos pessoas interessadas em investir.
- 0800 da Caixa para financiamento habitação, cartões e outros serviços
- Cartão pré pago internacional. Bandeiras, funcionalidades e recarga
- Cheque administrativo pode ser endossado?
- Cheque sustado por desacordo comercial pode ser protestado?
- Como organizar o orçamento doméstico, familiar ou pessoal?
- Definição de patrimônio material, imaterial e líquido
- Diferença de lucro bruto e líquido, operacional ou cessante
- Dinheiro fácil e rápido, dinheiro online e na mão
- O que é dólar turismo, paralelo e comercial. Cotação x Real e Euro
- O que é empreendedorismo. Conceito e empreendedorismo social no Brasil
- Imposto sobre importação: alíquotas e forma de cobrança
- ISS: Imposto Sobre Serviços. O que é e quem paga
- O que é cheque endossado, compensado, presente e cidadão
- O que é incentivo fiscal e como ele atrai investimento
- O que é mercado agrícola, imobiliário e consumidor?
- Caixa poupança. Rendimento, valor da aplicação e como abrir a conta
- Qual é a moeda da Argentina? Câmbio, Real, Dolar e Euro
- O que é ticket? Tipos de ticket ou bilhetes
- Tipos de contratos: Compra e venda, permuta, doação e locação
- Tipos de sociedade: Simples, limitada, anônima e cooperativa