Financiamento coletivo ou crowdfunding. O que é e como funciona

O que é crowdfunding e como funciona o financiamento coletivo no Brasil? Que pode financiar e quem pode receber dinheiro por esse modelo. Veja os principais sites deste segmento.

» Página Inicial

O que é crowdfunding?

Crowdfunding é um termo em inglês que em português pode ser traduzido como financiamento coletivo. A ideia consiste em obter recursos financeiros vindo de várias fontes, geralmente de pessoas físicas com a finalidade de formar um monte financeiro para uma determinada causa, que pode ser de interesse próprio, mas geralmente de interesse coletivo.

O modelo ainda não é tão forte por aqui, mas já existem boas ideias que renderam bom dinheiro aos seus idealizadores. Lá fora parece haver uma cultura muito mais forte neste tipo de empreendimento, então é de se esperar que ele ganhe terreno por aqui também.

Como ele funciona?

crowdfunding - financiamento coletivo

João é um artista, quer lançar um CD, mas não tem dinheiro. Maria é bióloga é quer criar um projeto para preservar determinada espécie, ameaçada de extinção, mas não tem dinheiro para isso. Pedro é analista de sistemas é quer lançar um software livre para ajudar pessoas com deficiência a usar melhor a tecnologia, mas não tem dinheiro para isso.

Em todos os casos há boas ideias e disposição para fazê-las, mas falta um importante elemento para a concretização desses projetos: dinheiro.

As três pessoas acima citadas vão até um site de crowdfunding, criam uma conta e lançam seus projetos pedindo dinheiro. Eles deverão informar:

As pessoas vão visitar o site e se gostarem daquele projeto poderão fazer o investimento ou financiar a cota disponível.

Quem pode pedir um financiamento coletivo?

Qualquer pessoa pode criar um projeto para pedir dinheiro financiamento coletivo, mas existem alguns casos em que são mais comuns e que por consequência podem trazer mais resultados. Geralmente são pessoas que tenham projetos relacionados a filantropia, causas políticas, artistas, escritores, pequenos negócios, projetos ambientais e de preservação, entre outros.

Quem pode financiar?

Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode financiar um projeto de crowdfunding. O fato de pessoas físicas poderem participar livremente elevam possibilidade de sucesso e muitos são os casos de sucesso nesta área.

As pessoas que fazem investimentos geralmente gostam de projetos inovadores e que realmente tenha algum valor significativo atrelado a ele.

Existem projetos brasileiros de financiamento coletivo?

Apesar de o modelo ser mais americano ou estrangeiro, no Brasil já existem vários sites que promovem o crowdfunding, dentre eles o Kikante, que acredito ser o mais notável entre todos. Existe inclusive uma lista comparativa dos principais sites de crowdfunding ou financiamento coletivo no Brasil. Veja aqui: https://crowdfundingnobrasil.com.br/

Vale a pena lançar um projeto de crowdfunding?

Depende. Se você tiver uma boa ideia e de fato ela for relevante, inclusive que venha beneficiar o maior número de pessoas, creio que a chance de obter um bom resultado seria realmente grande. As pessoas só vão financiar seu projeto se estiver claro o benefício que ele trará.

Os projetos mais bem sucedidos parecem ser aqueles que tem uma proposta muito sólida com clara objetividade e que ao mesmo tempo seja de interesse coletivo. Projetos muito restritivos ou direcionados a áreas de pouco interesse coletivo, podem ter mais resistência ou ter menos pessoas interessadas em investir.


Veja também: