Fizeram um depósito na minha conta e não sei quem foi. O que fazer?

Tem muitas pessoas que sonham em acessar a sua conta e descobrir que alguém fez um depósito milionário nela. Sonho a parte, este fato, embora raro, as vezes pode acontecer de fato e é muito importante entendermos o porquê de isso acontecer e principalmente o que fazer diante de uma situação como esta.

Lembro de um colega de trabalho que relatou uma história muito parecida: um certo dia, ele abriu o aplicativo do banco e para sua surpresa lá estava um saldo absurdamente alto, não lembro exatamente o valor, mas era algo impressionante. Como era final de semana ele ficou monitorando aquela situação sem saber o que fazer, muito menos o que tinha acontecido. Mas ainda ao longo do mesmo dia, inexplicavelmente, da mesma forma que o dinheiro apareceu, ele desapareceu. Inclusive ele fez print da tela na época e nos mostrou, era algo realmente fora do normal.

Mas vamos fazer a pergunta que precisa ser feito: o que fazer caso apareça um depósito na sua conta que você não solicitou?

O dinheiro não é seu

Se você não solicitou depósito, não estava esperando por esse dinheiro, entendemos que houve algum tipo de engano para que o dinheiro fosse depositado em sua conta.

Então a primeira coisa que devemos levar em conta é que o dinheiro não é seu e isto já indica que alguma coisa precisa ser feita a fim de identificar o erro e estornar o dinheiro para o seu legítimo dono.

Se não é seu, precisa ser devolvido

Mas alguém pode dizer: depositaram na minha conta, logo agora é meu? Sabe aquela máxima: dinheiro achado não é roubado?

De fato, você não é culpado do dinheiro aparecer na sua conta, mas precisará a proceder de maneira correta para entender a origem desse dinheiro e uma vez identificado que foi um erro e que o dinheiro é de outra pessoa ou mesmo do banco, todos os esforços devem ser feito para que o valor seja ressarcido o seu legítimo dono.

Pelo menos esta é a maneira correta de lidar com as coisas e a preciso pensar que se fosse o contrário, ou seja, você descobrisse que todo o seu saldo da sua conta simplesmente desapareceu, você também não agiria com todas as forças para tentar recuperá-lo?

Como proceder

A primeira coisa a fazer é verificar todas as possibilidades de identificação por conta própria. Às vezes acontece de alguém fazer um depósito na sua conta de maneira de vida e você não estava esperando. Pode ser uma dívida antiga que alguém resolveu pagar, um parente que fez um depósito em sua conta para tratar de algum negócio, sua esposa que ganhou algum dinheiro em um trabalho extra e resolveu depositar em sua conta, enfim, existem muitas situações que podem gerar um depósito sem que você esteja necessariamente esperando e portanto é preciso verificar todas essas possibilidades primeiro.

Segundo. Analisar e que tipo de depósito for feito. Se o depósito foi feito em dinheiro então fica mais difícil identificar, mas se foi um depósito em cheque ou mesmo uma transferência bancária então é fácil identificar a origem.

Depois de avaliar todas essas informações, e não encontrar exatamente uma explicação plausível para a origem do dinheiro, muito menos para razão do depósito ter ocorrido em sua conta e necessário procurar agência bancária onde você mantenha sua conta e expor o problema.

Cabe ao banco fazer esta identificação, analisando todos os registros possíveis a fim de entender o problema, identificar a origem e assim trazer as claras todo o imbróglio.

Uma vez identificado e concluído que foi um erro, uma fraude ou qualquer outra coisa que não seja um depósito legítimo, caberá ao banco tomar as iniciativas necessárias e técnicas para que o problema seja corrigido.

Mas esta solução dependerá em muito do resultado da análise para entendimento.

Mas de onde esse dinheiro pode ter vindo?

Se desconsiderarmos os casos que citei acima, existem algumas possibilidades que podem ser consideradas para um depósito desse tipo:

  • Erro do banco: Era para o depósito ser feito em uma conta e por um erro de digitação foi parar na sua conta. É muito raro acontecer isso hoje dado a tecnologia empregada pelos bancos, mas não impossível. Se for este o caso, certamente o banco terá condição de identificar e mais, a pessoa que estava esperando o depósito certamente já fez a reclamação e, portanto, ficará fácil identificar o erro e fazer a devida correção. Nesse caso não gerará nenhum ônus para você.
  • Fraude: O depósito pode ser fruto de uma fraude, e nesse caso a situação pode ser um pouquinho mais complicada. Existem casos de pessoas que usam o CPF de outro ou até mesmo conta bancária. Pode ser que a sua conta tenha sido clonada e criminosos estão lavando dinheiro, depositando nela e depois usaria isso para sacar. É muito importante ficar atento a esse detalhe pois aquilo que pode parecer um grande lucro para você, na prática pode se tornar uma grande dor de cabeça. Neste caso o banco irá orientar e talvez você tenha que procurar a polícia para tentar resolver o problema.
  • Doação: Imagine que uma pessoa descubra o número da sua conta bancária, o que não é difícil de fazer. Depois esta pessoa vai até uma agência bancária e resolve fazer uma doação a você, simplesmente depositando na sua conta uma quantia qualquer. Neste caso, não há nada de ilegal, muito embora ficar a dúvida se foi este mesmo o caso e quais seriam as reais intenções desta pessoa. De qualquer forma é preciso considerar todas as hipóteses e esse caso também não pode ser descartado.
  • Engano: Considere ainda há possibilidade de alguém ter depositado o dinheiro em sua conta por engano. É um caso bastante difícil de imaginar, mas sabe aquele negócio, na correria você vai a um caixa eletrônico e tem vários depósitos para fazer. Pessoas que lidam com muitas contas bancárias e as vezes acaba invertendo uma delas e nem percebendo que fez um depósito errado. Neste caso, assim como no primeiro, a pessoa certamente já deverá ter avisado ao banco e se não fez, em breve fará, tão logo perceba que o depósito foi feito de maneira indevida na sua conta. Este é um ponto importante, pois como é um depósito legal, cabe a você tomar a decisão de devolver o dinheiro para a pessoa que de fato é dono. Se for este o caso faça isso sem hesitar.

Para concluir

Assim concluímos que a melhor coisa é você entrar na sua conta e descobrir que as coisas estão lá como deveriam estar, nem para mais nem para menos. O trabalho ainda é a maneira mais adequada de conseguirmos os recursos financeiros que tanto precisamos, foi assim que Deus instituiu e assim deve ser feito.

Não estou dizendo que não há outras formas legais e justas de obter recursos financeiros, como nos casos até que eu citei acima, doações, herança, dentre outras situações consideradas legais.

Mas o sonho de você conseguir uma fortuna sem esforço algum que paira a cabeça de muitas pessoas, pode ser para muitos uma grande armadilha e portanto considere a dica desse artigo para que se algo similar acontecer, você possa tomar as atitudes corretas e agir de maneira justa diante das pessoas e de Deus.

Veja também:

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.